segunda-feira, 10 de agosto de 2009

O que é necessário para se alcançar a salvação?

Existem alguns passos fundamentais necessários para alcançarmos a redenção em Cristo Jesus. São eles:

1º Crer no Senhor Jesus (Atos 16:31): Crer é uma virtude freqüentemente experimentada pela sociedade. Milhões de pessoas tomam decisões que, de alguma forma, exigem um tipo de crença. Os passageiros de um avião crêem que chegarão ao seu destino, embora não conheçam o piloto e o co-piloto, a aeronave, os controladores de vôo, a tecnologia de monitoramento das rotas aéreas ou as leis da aerodinâmica. A crença é, de fato, uma necessidade prática, principalmente em matéria de salvação. A pergunta do carcereiro em Atos 16:30 ainda é atual e legítima: “Que é necessário que eu faça para me salvar?”. A resposta é clara e direta: “Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa” (Atos 16:31).
Arrepender-se e ser batizado em nome de Jesus (Atos 2:38): A mensagem de João, o Batista, ecoa através dos séculos (Mateus 3:1 a 12)! Ela chega até nós como um apelo contundente, convidando-nos a abandonar tudo aquilo que nos separa de Deus a fim de vivermos plenamente em Cristo. O pecado é, antes de tudo, um problema para Deus; ele tem trazido alienação, sofrimento e morte a um mundo outrora perfeito. O pecado exigiu a vida do Filho de Deus! O tamanho de Seu sacrifício por nós revela a magnitude do problema. Jamais devemos subestimar, relevar ou justificar o pecado em qualquer uma de suas formas. O arrependimento genuíno é fruto de profunda tristeza pelo pecado, não de remorso ou sentimento de culpa. Envolve o reconhecimento sincero e pessoal de que necessitamos de um redentor: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça” (I João 1:9).
3º Permanecer em toda a verdade (João 8:31 e 32; 16:13; 17:17): Existem um sem número de religiões no mundo, cada qual com sua visão particular da verdade. A Bíblia, contudo, apresenta-nos somente uma verdade, solidamente fundamentada em: Deus (Is. 65:16), Jesus Cristo (João 14:6), no Espírito Santo (João 16:13), na Palavra de Deus (João 17:17) e na Sua Lei(Sal. 119:142 e 151). Qualquer coisa fora destes fundamentos é tradição humana (Mat. 15:7-9).
4º Compromisso pessoal: O Senhor Jesus Cristo está profundamente comprometido com a salvação de todos os homens. Não obstante, todos temos um papel a desempenhar dentro do programa divino de redenção: “Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela” (Mateus 7:13); “Esforçai-vos por entrar pela porta estreita; porque eu vos digo que muitos procurarão entrar, e não poderão” (Lucas 13:24); “Esforçai-vos, pois, muito...” (Josué 23:6, primeira parte). Não é possível obter vitória sobre o pecado sem muita luta e determinação em Cristo. Nossa natureza pecaminosa conspira contra os nobres ideais que constituem a verdadeira força de caráter(Romanos 7:14 a 20).

Um forte abraço e que Deus o abençoe grandemente!

Nenhum comentário: