sábado, 22 de outubro de 2011

A Arte de Aconselhar.


"Onde não há conselho fracassam os projetos, mas com os muitos conselheiros há bom êxito". (Provérbios 15:22).
Sempre tenho tido a curiosidade voltada para as pitorescas e interessantes frases que encontramos nos caminhões pelas estradas do Brasil. Num certo dia, encontrei um caminhão que dizia: "Se conselho valesse, ninguém dava, vendia."
Aconselhar com sabedoria e saber filtrar conselhos são artes muito preciosas, bons conselhos valem ouro.
Um bom conselho, dado e recebido em momento oportuno, pode mudar por completo o rumo de uma vida. Notou que eu fiz questão de dizer "no momento oportuno"? E acrescentaria "na maneira adequada". A arte de aconselhar é como colocar água fervendo dentro de uma garrafa. Podemos fazê-lo, desde que preparemos antecipadamente a garrafa, aquecendo-a aos poucos.
Nunca se deve aconselhar quando os ânimos estão exaltados. Temos a tendência de querer aconselhar e corrigir erros no ato. Geralmente essa não é a hora propícia. É melhor que os ânimos se acalmem, e num outro momento, quando os envolvidos estiverem com a cabeça mais fria, seja dado o conselho adequado.
O exemplo deixado por Jó é uma preciosidade. Ele respondeu aos seus amigos e esposa: "Com Deus está a sabedoria e a força; Ele tem conselho e entendimento." Jó 12:13.

A Bíblia Sagrada é a maior fonte de sábios conselhos para a vida. Busquemos encontrar na Bíblia, no "assim diz o Senhor" e não no "eu acho", as orientações de que necessitarmos quando estivermos nas encruzilhadas difíceis da vida. E, quando necessitarmos de algum conselho, busquemos ouvir alguém que creia em Deus, que confie nEle e que tenha as Escrituras Sagradas como base de sua conduta e de seus conselhos.

Nenhum comentário: