domingo, 5 de maio de 2013

Os efeitos do pecado - Parte II

“De dia e de noite, Tu me castigaste, ó Deus, e as minhas forças se acabaram como o sereno que seca no calor do verão”  Salmo 32:4.
 
Quando se trata dos efeitos e conseqüências do pecado, não conheço vida melhor para estudar do que a de Davi.
 O Salmo 51 é a lamentação de um homem despedaçado, arrependido. A Bíblia diz que a sabedoria anda pelas ruas, significando que o sofrimento daqueles que pecaram pode nos prevenir e nos instruir. 
Com isso em mente, o Salmo 51 seria uma ótima parte da Bíblia para decorar. Aqui estão algumas idéias importantes contidas nele:
 
O pecado faz com que você se sinta sujo.
 
“Por causa do Teu amor, ó Deus, tem misericórdia de mim. Por causa da Tua grande compaixão, apaga os meus pecados. Purifica-me de todas as minhas maldades e lava-me do meu pecado”  versos 1 e 2.
 
O Rei Davi pode ter se banhado em uma banheira de mármore e dormido sobre lençóis de seda, mas depois de seu pecado com Bate-Seba, sentiu-se sujo. Ele implora: “Lava-me completamente!”
 
Essa é uma das maneiras de determinar se você é realmente um filho de Deus. Pergunte a si mesmo: “Quando eu peco, sinto-me sujo? Sinto-me culpado?” Aqueles que não estão em Cristo podem não sentir nada após terem pecado - no máximo se arrependem se forem flagrados. Davi, no entanto, sabia que sua alma estava profundamente manchada. Ele pede purificação.
 
O pecado afeta a mente.
 
“Pois eu conheço bem os meus erros, e o meu pecado está sempre diante de mim”  verso 3.
 
A mente de Davi era bombardeada dia após dia pelo que ele havia feito. “Está sempre diante de mim. Não consigo me livrar dele!” Um não crente pode esquecer seu pecado. Mas um cristão nunca esquece um pecado não confessado, porque o Espírito Santo não permite. Isso afetará tanto sua mente que quando você clamar a Deus, sentirá que não “consegue chegar nEle”.
 
O pecado secará toda a sua segurança diante dEle. Você se pegará perguntando: “Por que Deus deveria responder a minha oração depois do que eu fiz?” Vale a pena fazer essa pergunta porque as Escrituras nos ensinam claramente que “se eu atender à iniqüidade no meu coração, o Senhor não me ouvirá”.
 
O pecado enfraquecerá você emocionalmente.
 
“Faze-me ouvir outra vez os sons de alegria e de felicidade” verso 8.
 
Se você alguma vez já passou por isso, sabe que nada dói tanto quanto um osso esmagado. E esse é o único termo que Davi pôde pensar para descrever a dor que estava sentindo por dentro. “O Senhor está quebrando meus ossos!” Hoje provavelmente diríamos: “Estou arrasado!”
 
Quando você peca, Deus não joga você fora. Fica segurando você, e apenas aperta você mais forte! Ele fará qualquer coisa para manter-nos pressionados, até que retornemos a Ele com o coração verdadeiramente quebrantado.
 
O pecado rouba a alegria.
 
“Dá-me  novamente a alegria da Tua salvação e conserva em mim o desejo de ser obediente” verso 12.
 
Davi estava completamente arrasado. Por quê? Porque a pessoa mais infeliz do mundo não é um indivíduo perdido, mas sim um crente vivendo em pecado. Davi disse: “Torna a dar-me a alegria da Tua salvação”. Porque isso é o que ele havia perdido.
 
Alguns dizem: “Bom, não dá pra ser feliz o tempo todo.” Isso pode ser verdade, mas eu não estou falando de felicidade. A felicidade é baseada no que acontece em sua vida. Se as coisas estão indo bem, o céu está azul e você tem dinheiro no banco, está feliz.
 
Alegria, entretanto, é regozijar-se no Senhor sempre. É um estado de ser muito mais profundo, como as águas profundas de um rio, que não podem ser perturbadas por ventos superficiais. E uma coisa que pode roubar essa alegria mais rápido do que qualquer outra é o pecado.
 
O pecado afeta seu testemunho.
 
“Ó Deus, meu Salvador, livra-me da morte, e com alegria eu anunciarei a Tua salvação! Ó Senhor, põe as palavras certas na minha boca, e eu Te louvarei”  versos 14 e 15.
 
Davi, “o suave salmista de Israel” (2 Samuel 23:1), não estava cantando. Não havia música em sua alma, não havia tom em seus lábios, nem louvor em sua boca. Ele estava amargamente infeliz. Aqueles que o conheciam há anos devem ter cochichado pelos cantos: “Alguma coisa está diferente. Davi mudou. Ele não é mais o homem que costumava ser.”
 
Ninguém mais foi levado a Deus por causa dos louvores de Davi, ou de sua devoção. O testemunho daquele homem infeliz era zero.
 
A maior calamidade da vida, sob a perspectiva de Deus, é que as pessoas morram em pecado. Em uma sentença Cristo alertou duas vezes: “Eu lhes disse que vocês morrerão em seus pecados.Se vocês não crerem que Eu Sou, de fato morrerão em seus pecados” João 8:24. Esqueça terremotos ou crises econômicas. A pior desgraça é carregar seus pecados em seu caixão. O céu não conhece uma tragédia pior. E o céu não poderia oferecer um presente maior do que esse: Cristo !”padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus” I |Pedro 3:18.

Nenhum comentário: