sexta-feira, 8 de maio de 2009

Estudo 16

O diabo entra em férias

Você tem medo do controle de velocidade pelo radar? Não, se você está correndo dentro do limite de velocidade. Você tem medo de uma auditoria do Imposto de Renda? Não, se você tem sido honesto ao preencher os formulários de declaração. Você tem medo do dentista? Não, se você tem escovado os dentes com pasta e fluor. Você tem medo dos exames finais? Não, se você tem feito devidamente o dever escolar. Você tem medo de um juízo final? Não, se sua vida está acertada com Cristo.

Muitos tem medo do julgamento porque acham que ele vai informar a Deus sobre alguma coisa, sobre seus erros e pecados. Deus sabe todas as coisas, Ele não precisa disso.

O julgamento é para informar a nós sobre o porquê das decisões de Deus. Ou melhor... é para que nós “julguemos a Deus.”

Muitos falam sobre um milênio de paz e perfeição na Terra, um período quando muitos terão a chance de se converterem. Outros dizem que o milênio de paz vem logo depois do arrebatamento secreto.
Mas a Bíblia não fala sobre isso. Na verdade ela nem usa o termo milênio.

Na verdade a Bíblia fala sobre um período de mil anos

Apocalipse 20:6
“Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre esses a segunda morte não tem autoridade; pelo contrário, serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com Ele os mil anos.”

Mas algo acontece antes da entrada do milênio.

Apocalipse 20:4, 5
“... e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos. Os restantes dos mortos não reviveram até que se completassem os mil anos. Esta é a primeira ressurreição.”

Apocalipse 20 enfatiza a verdade de que haverá duas ressurreições. Jesus Se referiu a elas nas seguintes palavras:

“Não vos maravilheis disto, porque vem a hora em que todos os que se acham nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão: os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida; e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo.” (João 5:28, 29)

O fato de que aqueles que participam na primeira ressurreição reinarão com Cristo mil anos indica que essa ressurreição ocorre no início do milênio.

“Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.” (1 Tessalonicenses 4:16, 17)

1. Os Justos 2. Os Ímpios
A. Vivos A. Vivos
B. Mortos B. Mortos

Os justos mortos serão ressuscitados, os justos vivos serão transformados e juntas estas duas classes serão levadas para o Céu a fim de viverem e reinarem com Cristo por mil anos.

O que acontecerá àqueles que nunca aceitaram a Cristo? Eles são referidos como ímpios, embora possam não ser mais ímpios do que aqueles que aceitaram a Cristo. Recusaram aceitar o dom da salvação, a arrepender-se de seus pecados e a mudar seus caminhos. Como há duas classes de justos, há também duas classes de ímpios – os vivos e os mortos.
Lemos que o restante dos mortos não reviveram até que os mil anos se acabaram. Eles continuam em suas sepulturas até a segunda ressurreição. E quanto àqueles que estão vivos?

Quando Jesus aparecer em glória, a visão será tremenda.

“... quando do céu se manifestar o Senhor Jesus com os anjos do seu poder, em chama de fogo, tomando vingança contra os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus.” (2 Tessalonicenses 1:7, 8)

“... então será de fato revelado o iníquo, a quem o Senhor Jesus matará com o sopro da sua boca, e o destruirá, pela manifestação de sua vinda.” (2 Tessalonicenses 2:8)

“Os reis da terra, os grandes, os comandantes, os ricos, os poderosos, e todo escravo e todo livre se esconderam nas cavernas e nos penhascos dos montes, e disseram aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós, e escondei-nos da face daquele que se assenta no trono, e da ira do Cordeiro, porque chegou o grande dia da ira deles; e quem é que pode suster-se?” (Apocalipse 6:15-17)

Serão destruídos pela glória de sua transcendente santidade e majestade.

Homens pecadores jamais foram capazes de viver na presença de um Deus santo. Antes da entrada do pecado no mundo Adão e Eva tinham comunhão diária com Deus. Mas depois que pecaram não puderam mais encará-Lo.

“E acrescentou: Não me poderás ver a face, porquanto homem nenhum verá a minha face, e viverá. Disse mais o Senhor: Eis aqui um lugar junto a mim; e tu estarás sobre a penha. Quando passar a minha glória, eu te porei numa fenda da penha, e com a mão te cobrirei até que eu tenha passado. Depois em tirando eu a mão, tu me verás pelas costas; mas a minha face não se verá.” (Êxodo 33:20-23)

Por que os justos serão capazes de olhar para Ele? Porque foram transformados.

“... num momento, num abrir e fechar dolhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.” (1 Coríntios 15:52)

“Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, o qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória, segundo a eficácia do poder que ele tem de até subordinar a si todas as coisas.” (Filipenses 3:20, 21)

E depois de tudo isso, mas ainda antes do milênio...

“Então vi descer do céu um anjo; tinha na mão a chave do abismo e uma grande corrente. Ele segurou o dragão, a antiga serpente, que é o diabo, Satanás, e o prendeu por mil anos; lançou-o no abismo, fechou-o, e pôs selo sobre ele, para que não mais enganasse as nações até se completarem os mil anos. Depois disto é necessário que ele seja solto pouco tempo.” (Apocalipse 20:1-3)

Não pode ser uma cadeia literal porque um ser espiritual não pode ser amarrado por uma corrente literal. É uma cadeia de circunstâncias, cada elo forjado por um evento sobre o qual o diabo e seus anjos não têm nenhum poder. Segundo a expressão popular, suas mãos estão amarradas.
Ele não pode tentar os justos porque eles foram levados para o Céu. Não pode enganar os ímpios porque estão todos mortos.
Abismo significa a superfície da Terra, assim como em Gen 1:2

... e a Terra era sem forma e vazia, e havia trevas sobre o abismo...

“Pois assim diz o Senhor: Toda a terra será assolada; porém não a consumirei de todo.” (Jeremias 4:27)

O Diabo é um bom estudante da Bíblia. Ele conhece a Bíblia melhor do que qualquer um de nós. E sabe que cada palavra deste livro é verdadeira. Pode você imaginá-lo percorrendo este mundo? Subitamente ele olha para baixo e vê o rosto de um homem que foi morto pela glória de Deus. Ele reconhece o homem. É alguém que ele conheceu muito bem enquanto ainda vivia neste mundo. Era um bom homem do ponto de vista moral. Todos gostavam dele. Era honesto e pagava suas dívidas. As pessoas eram atraídas para sua excelente personalidade. Houve ocasiões em que esse homem quis tomar a decisão de seguir completamente ao Senhor, mas o Diabo estava ali para dizer: “Não, não. Espere. Não faça isto agora. Dê a si mesmo um pouco de tempo. As coisas melhorarão. Depois você terá uma oportunidade melhor.” E assim o homem não tomou a decisão, e perdeu-se para sempre.

O que os salvos estarão fazendo no Céu?

“Vi também tronos, e nestes sentaram-se aqueles aos quais foi dada autoridade de julgar. Vi ainda as almas dos decapitados por causa do testemunho de Jesus, bem como por causa da palavra de Deus, tantos quantos não adoraram a besta, nem tão pouco a sua imagem, e não receberam a marca na fronte e na mão; e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos.” (Apocalipse 20:4)

“Ou não sabeis que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deverá ser julgado por vós, sois acaso indignos de julgar as coisas mínimas?” (1 Coríntios 6:2)

Os livros serão abertos, e os justos terão mil anos para examinar esses livros. Quando estiver terminado esse juízo, todo o Universo saberá que nenhum pecador está perdido porque não lhe foi dada uma oportunidade. Nenhuma alma será condenada pelo que não sabia, mas muitos estarão perdidos porque não andaram pela fé na luz que lhes foi dada.

Agora chegamos aos eventos finais do milênio.

“Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, ataviada como uma noiva adornada para o seu esposo.” (Apocalipse 21:2)

Ao mesmo tempo em que a cidade está descendo, os ímpios serão ressuscitados.

“Quando, porém, se completarem os mil anos, Satanás será solto da sua prisão, e sairá a seduzir as nações que há nos quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, a fim de reuni-los para a peleja. O número desses é como a areia do mar. Marcharam então pela superfície da terra e sitiaram o acampamento dos santos e a cidade querida; desceu, porém, fogo do céu e os consumiu.” (Apocalipse 20:7-9)

“Porque o salário do pecado é a morte.” (Romanos 6:23) “E o pecado, uma vez consumado, gera a morte.” (Tiago 1:15) “Os ímpios, no entanto, perecerão, ... serão aniquilados e se desfarão em fumaça.” (Salmo 37:20)

Quando as cidades de Sodoma e Gomorra foram destruídas, elas sofreram “a pena do fogo eterno” (Judas 7). Em Lamentações 4:6 lemos que Sodoma “foi subvertida como num momento.” É punição eterna, não um processo, mas um efeito. (Malaquias 4:1; Salmo 37:10)

Nenhum comentário: