quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Estudo 8

Inferno

Segundo uma antiga lenda, um anjo com uma tocha em uma das mãos e um balde na outra se encontrou com um santo que descia a estrada. "Para que serão usados o balde e a tocha?", perguntou o santo. "A tacha é para incendiar as mansões do Céu", respondeu o anjo. "O balde de água é para extinguir as chamas do inferno. Então saberemos quem realmente ama a Deus."

Se não houvesse nenhuma recompensa futura para os justos, e nenhuma futura punição para os ímpios, você ainda seria um cristão? Cristianismo é mais do que uma fuga. É mais do que a fuga de um incêndio ou seguro contra o fogo. É relacionamento com nosso Pai.

Em um século de campos de concentração, holocaustos, e chacinas irracionais, temos tido sofrimento e tortura suficientes para esperar que isto não dure para sempre. Contudo, somos ensilados acerca de um inferno, com todas as suas imaginativas variações, havendo um tema comum inexprimível agonia para a alma ímpia, porém imortal.

Já estudamos que a alma não é imortal.

Palavras que os cristãos ouvem do púlpito, descrevendo a natureza de um Deus de amor:

"A criancinha está num forno incandescente. Ouça como ela grita para sair; veja como ela se contorce no fogo. Bate a cabeça contra o teto do forno. Bate seus pequenos pés no piso. Deus foi muito bom para essa criancinha. Muito provavelmente Deus viu que ela se tornaria cada vez pior e jamais se arrependeria, e assim teria de ser punida mais severamente no inferno, de sorte que Deus em Sua misericórdia a chamou do mundo na primeira infância. " W. T. Hobson, M.A., Everlasting Punishment as Taught in Scripture. (London: Kellaway and Co., n/d), págs. 9, 10, citando "The Sight of HeIl"

Quantos odeiam a Deus porque foram ensinados que Ele não tem absolutamente nenhuma compaixão daqueles que não Lhe obedecem? Aqui está como um pregador apresentou sua idéia do amor de Deus:

"Deus está retendo você nos fogos do inferno como você reteria uma aranha ou outro inseto em uma chama a fim de destruí-Ia. Para Deus você não tem absolutamente nenhum valor, e você deve arder. É um milagre que Ele não o tenha lançado no fogo ontem enquanto você dormia. Apenas um pequenino fio o separa dos fogos do inferno, e qualquer dia esse fio será arrebentado. "

A Bíblia ensina que Deus é amor.

“Aquele que não ama, não conhece a Deus, porque Deus é amor.”(IJoão 4:8)

O grande amor de Deus foi demonstrado no Calvário. Ele nos amou tanto que deu o Seu Filho unigênito. Mas amor exige justiça. Para algumas pessoas isso parece contraditório. Até a Bíblia traz a justiça de Deus como um ato diferente.
"Porque o Senhor se levantará como no monte de Perazim, e se irará, como no vale de Gibeom, para realizar a sua obra, a sua obra estranha, e para executar o seu ato, o seu ato inaudito." (Isaías 28:21)

Por que é tão estranha? É estranha porque não é a vontade de Deus que qualquer de Seus filhos sofra ou seja punido. Diz a Bíblia:

"Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento. " (2 Pedra 3 :9)

Na cruz Jesus orou por Seus inimigos, dizendo: "Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. " Deus não é um Deus de violência. Ele não tem prazer na punição ou na destruição.

"Porque não tenho prazer na morte de ninguém, diz o Senhor Deus. Portanto convertei-vos, e vivei." (EzequieI18:32)

Possivelmente a mais chocante calúnia contra a natureza de Deus é o ensino do tormento eterno, que se origina na mentira de Satanás no jardim do Éden. A mentira diz que o homem não pode morrer, mas tem uma indiscutível alma imortal. Isto atribui à alma a impossibilidade de um princípio ou um fim.

Como podemos compreender o conceito ensinado por muitos cristãos de que Deus está em parceria com o diabo, operando um lago de fogo onde as pessoas são torturadas dia e noite sem fim? Os maiores criminosos de guerra da História, os mais sanguinários assassinos do mundo, de nenhuma forma poderiam competir com a crueldade do Deus que é retratado deste modo. Eis como Jonathan Edwards, famoso pregador cristão, descreveu o eterno fogo do inferno:

"A visão dos ímpios sendo atormentados no inferno será uma fonte de felicidade para os santos por toda a eternidade. O paraíso se tornará ainda mais precioso para eles quando virem seus amados sofrendo deste modo. Os santos não terão nenhuma compaixão dos ímpios que estão no fogo do inferno, enquanto sofrem inexplicável dor. Dar-Ihe-á felicidade vê-Ios se queimando alí.

"Como eu admirarei, como rirei, como exultarei, quando contemplar tantos orgulhosos monarcas gemendo no abismo das trevas, tantos magistrados, liqüefazendo-se em chamas mais ardentes do que eles já acenderam contra o Cristianismo, tantos sábios filósofos enrubescendo-se em fogos incandescentes com suas pupilas diluídas. "

O pai de Robert Ingersoll lhe contou que Deus mantinha crianças no inferno que queimariam para sempre. Disse o jovem Ingersoll: "Se é isto o que Deus faz, eu O odeio." Ele tomou-se um dos mais bem conhecidos incrédulos do mundo.

Outros incrédulos e agnósticos têm se voltado contra Deus pelo mesmo motivo .. Disse Bertrand Russel: "A religião baseia-se no temor, e o temor é o pai da crueldade, e eis porque religião e crueldade caminham de mãos dadas."

John Wesley acreditava neste tormento eterno. Eis como ele descreveu o sofrimento de alguém lançado no inferno:

"Suponde que ele seja só agora mergulhado em um lago de fogo, que arde com enxofre; porque se fôssemos acorrentados por um só dia, sim por uma só hora, em um lago de fogo, quão surpreendentemente longo pareceria um dia ou uma hora! Mas (assombroso pensamento!) depois de milhares de milhares, ele apenas provou do seu amargo cálice! Depois de milhões de milhões isto não estará mais perto do final do que no momento em que começou. "
Por volta do ano 188 a.D., Atenágoras foi o primeiro pai cristão a usar o termo "alma imortal". Tertuliano desenvolveu o sistema, dizendo: "Sendo que todas as almas são imortais, a punição dos ímpios deve ser eterna." Ele realçou um fogo sagrado que nunca se consome, mas se renova enquanto queima, eternamente matando, porém jamais terminando.
Agostinho juntou postulado da imortalidade inerente para todos os homens e o tormento consciente dos ímpios para todo o sempre. Esta logo se tornou a fé prevalecente da igreja dominante, e este ensino prosseguiu largamente incontestado durante a Idade Escura. O Gnosticismo e o Maniqueísmo, com seu dualismo e postulados fantásticos, infestou a Igreja e complicou a situação.

A Bíblia ensina que a presença do mal envolve um princípio e consequentemente um fim. Eterno pecado e eterno sofrimento são contrários aos testemunho das Sagradas Escrituras.

"Pois assim como o joio é colhido e lançado ao fogo, assim será na consumação do século." (Mateus 13 :40)

Não há nada ambíguo nesta declaração de Jesus. Ele não somente coloca a punição dos ímpios no futuro, "Assim será", mas identifica o tempo. Tome nota do seguinte verso:

"Mandará o Filho do homem os seus anjos que ajuntarão do seu reino todos os escândalos e os que praticam a iniqüidade, e os lançarão na fornalha acesa; ali haverá choro e ranger de dentes. " (Mateus 13:41, 42).
Não é justo punir ninguém antes do julgamento. A Bíblia mostra a seqüência de eventos.

"Porque o Filho do homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá a cada um conforme as suas obras. "(Mateus 16:27)

“Pois eis que vem o dia, e arde como fornalha; todos os soberbos, e todos os que cometem perversidade, serão como o restolho; o dia que vem os abrasará, diz o Senhor dos Exércitos, de sorte que não lhes deixará nem raiz nem ramo.” (Malaquias 4: 1).

Não deixará os ímpios ardendo por séculos, mas "os abrasará", não lhes deixando "nem raiz nem ramo".
Malaquias os compara com a palha. Ele nos assegura que Deus não perpetuará o pecado por toda a eternidade. Pecado e pecadores serão destruídos.

"Pisareis os perversos porque se farão cinzas debaixo das plantas de vossos pés naquele dia que preparei, diz o Senhor dos Exércitos."(Malaquias 4:3).
"Mais um pouco de tempo e já não existirá o ímpio; procurarás o seu lugar, e não o acharás .... Os ímpios, no entanto, perecerão, e os inimigos do Senhor serão como o viço das pastagens: serão aniquilados e se desfarão em fumaça." (Salmo 37:10,20).

"O salário do pecado é a morte."(Rom. 6:23), não vida eterna no inferno.

Os flamejantes fogos do inferno não foram pretendidos para os seres humanos. Eles foram preparados para o diabo e seus anjos. Infelizmente alguns seres humanos arderão naquele fogo, simplesmente porque se apegam ao pecado.

"Então o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos."( Mateus 25:41)Mas a Bíblia fala de fogo eterno!!! "Como Sodoma e Gomorra e as cidades circunvizinhas que, havendo-se entregue à prostituição como aqueles, seguindo após outra carne, são postas para exemplo do fogo eterno, sofrendo punição. "(Judas 7).
As CONSEQUÊNCIAS do fogo são eternas.

O livro de Apocalipse nos diz que o Diabo será atormentado para sempre. (Apocalipse 20: 1 O) Mais uma vez, é importante estudar o emprego bíblico deste termo.

"Ana, porém, não subiu, e disse a seu marido: Quando for o menino desmamado, levá-Io-ei para ser apresentado perante o Senhor, para lá ficar para sempre. " (1 Samuel 1 :22).

Quis ela dizer que ele nunca morreria? Está ele ainda servindo a Eli no templo em Siló? No verso 28 ela explica o significado de sua declaração.

"Pelo que também o trago como devolvido ao Senhor, por todos os dias que viver; pois do Senhor o pedi. " (I Samuel 1 :28).
“Para sempre”, e “por todos os dias que viver”, para o escritor bíblico, têm o mesmo significado.

"juízo eterno" (Hebreus 6:2).
"salvação eterna" (Hebreus 5 :9)
"eterna destruição" (2 Tessalonicenses 1 :9)
"Castigo eterno" (Mateus 25:46).

Eterno refere-se ao resultado da ação, e não da própria ação.

O pecado e o sofrimento não serão perpetuados através de toda a eternidade:

“...e o pecado, uma vez consumado, gera a morte.” (Tiago 1:15)
“...e serão como se nunca tivessem sido.”(Obadias 16)
"Como se dissipa a fumaça, assim tu os dispersas; como se derrete a cera ante o fogo, assim à presença de Deus perecem os iníquos." (Salmo 68:2)
“A alma que pecar, essa morrerá.” (Ezequiel 18:4).

Satanás ainda está perpetuando sua mentira original, "É certo que não morrereis." Tenta convencer homens e mulheres de que o salário do pecado não é a morte, mas que o pecador viverá em eterna miséria. Representa a Deus como um tirano vingativo que mergulhará no inferno todos quantos não lhe agradam, onde sofrerão indizível angústia e convulsão nas chamas eternas enquanto seu Criador olha para eles com satisfação.

Inferno
Palavra hebraica – SHEOL – Sepultura – Jô 17:13, Jonas 2:1-2
Palavra grega – HADES – Sepultura – Atos 2:25-32, 13:35-37
Palavra grega – GEENA – Fogo que destruirá o ímpio – Mat. 10:28
Palavra grega – TÁRTAROS – Lugar escuro, trevas – II Pedro 2:4

Nenhum comentário: