quinta-feira, 19 de março de 2009

Estudo 10

A fé e como mantê-la viva.

Mateus 11:2-6

João, de dentro do cárcere, pede para seus discípulos perguntarem a Jesus se Ele era realmente o Filho de Deus.

Mas quem é esse João?

Vamos voltar um pouco na história e entender o que João está fazendo ali.
João é o primo de Jesus. Ele é investido com uma das maiores missões já dada a um homem.
Marcos 1:2. O trabalho de João era preparar o caminho para a vinda de Cristo.
João 1:29 mostra que João reconhecia Jesus como Filho de Deus. Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.
João batista é aquele que batiza a Jesus e ele próprio vê o ES descer sobre Cristo. João 1:32.

João pregava o evangelho e também apontava os pecados das pessoas.
João chamava as pessoas ao arrependimento. Um dia ele repreendeu a Herodes, por estar com a mulher de seu irmão,... e isso lhe custou a liberdade. João foi lançado na prisão.

Mas o tempo se passou e João não foi liberto. Os dias iam passando e a despeito de suas orações nada acontecia. Ele não era liberto. A amargura começou a penetrar em seu coração e ele passou... a duvidar.

Mateus 11:2-6

Um dia ele mandou pessoas perguntarem a Jesus se Ele era realmente o Filho de Deus. O mesmo Jesus que ele havia batizado, o mesmo Jesus que havia declarado ser o Cordeiro de Deus, o mesmo Jesus sobre Quem ele havia visto o ES descer em forma de pomba.

Quantas vezes a mesma coisa acontece em nossa vida? Oramos, mas não recebemos o que pedimos imediatamente... logo, vamos perdendo nossa fé. Tratamos a Deus como um servo que deve nos atender da forma que pedimos e quando pedimos... vivemos na geração fast food, e queremos fast miracles.
E quando isso não acontece deixamos a dúvida permear nossa vida e amargar nossa esperança. Começamos a duvidar da presença de Deus, ou mesmo do perdão de Deus

Mas temos outra situação um pouco similar

Atos 16:19-25

Paulo e Silas tinham o mesmo trabalho de João. Eles pregavam o evangelho. Quantas vezes achamos que porque pregamos o evangelho, porque estamos fazendo a obra de Deus... Ele tem a obrigação de nos dar tudo aquilo que precisamos e que queremos!
Certo dia eles entram em uma cidade e começam a pregar e expulsam um demônio de uma mulher... então foram açoitados com varas. A Bíblia diz que aqueles que os açoitavam eram romanos, o que deixa a possibilidade de terem também sido açoitados com chicotes de 3 tiras de couro com pontas de ossos. Depois disso foram jogados na prisão. Provavelmente um buraco em uma montanha com corredores escuros e mal cheirosos. Eles foram jogados na parte interna, mais profunda da prisão, e presos em troncos... Os vermes da prisão passeavam pelas costas feridas e esticadas sobre a posição extremamente desconfortável que o tronco lhes proporcionava.

Imaginando que eles não estariam pregando a noite... mas durante o dia, e supondo que no máximo ao final da tarde haviam sido presos... isso nos dá um tempo de no mínimo 6 horas de cárcere.
Atos 16:25... das 6 a 12 hr.
Mas será que durante todo esse tempo, que na condição em que se encontravam devia parecer uma eternidade, não tiveram tristeza, ou angustia? Será que não tiveram o mesmo problema de João, quando o tempo passava e nada acontecia? Provavelmente sim, mas a diferença esta no verso 25... quando a dúvida começou a permear, eles começaram a cantar e louvar a Deus.

Pois 2 pensamentos não podem ocupar a mesma mente ao mesmo tempo. Eles decidiram se agarrar na fé, ao invés de permitirem a tristeza tomar conta. Eles espantaram os sentimentos ruins através das orações e louvores... os outros ouviam.
Aquilo não era apenas um tremendo testemunho, mas principalmente uma arma divina contra a duvida e os pensamentos negativos.
Eles cantavam para que não ouvissem os próprios pensamentos de amargura. Antes da meia noite nada aconteceu, mas eles não desistiram.

Dinâmica: Contar feijão e cantar uma música
Escrever o hino nacional no quadro enquanto se canta o mesmo.
Impossível.

Dois pensamentos não ocupam o mesmo lugar ao mesmo tempo.
Quando você estiver triste lembre-se de uma coisa: Deus ainda está no comando, e mesmo que as coisas não aconteçam do seu jeito, ao seu tempo, Deus ainda te ama e sabe a melhor maneira e o melhor momento. Cante, ore e confie. Ele nunca desistirá de você. Não desista DELE.

"Nunca vi o justo mendigar o pão." Salmo 37:25

Nenhum comentário: