quinta-feira, 19 de março de 2009

Estudo 12

O Santuário Parte 2

Depois do primeiro sacrifício de Deus, Adão, Eva e seus filhos deveriam continuar com a lembrança da gravidade do pecado, bem como de seu perdão através do sangue de Cristo.

A cada sacrifício o homem percebia que, a menos que O Cordeiro seja imolado em seu lugar, ele terá que morrer. Esse sacrifício o lembrava constantemente do seu pecado, mas principalmente, da sua salvação.

Deus não apenas proveu uma maneira para serem perdoados, mas prometeu ajudar o homem a resistir ao pecado. Gên 3:15.
História das duas naturezas.
Se alimentarmos duas feras, teremos uma boa briga entre as duas, mas se alimentamos apenas uma... deixaremos a outra fraca. Nossa natureza pecaminosa deve ir se enfraquecendo a medida que nos aproximamos de Deus.

Caim e Abel

Caim e Abel, filhos de Adão e Eva, deveriam continuar o ritual do sacrifício. Abel sacrificava suas ovelhas e era aceito seu sacrifício. Mas Caim decidiu “sacrificar” aquilo que ele produzia de melhor, frutos, pois era agricultor.
Nosso melhor não é suficiente para Deus. Nossas obras nunca podem satisfazer a Deus. O Cordeiro representa o melhor de Deus, Jesus Cristo morrendo por nós.
Deus não aceita o sacrifício de Caim, assim como não aceita nossas obras para expiação do nosso pecado.

Ninguém pode fazer algo para ser perdoado. Não importa quanto pague, ou quantas orações faça, ou promessas que eu pague... nossos pecados são apenas perdoados quando aceitamos que o sangue de Cristo é derramado por mim.

Caim se ira contra Abel e planeja mata-lo. Mas Deus não o abandona.
Gên 4:7. Deus manda que ele domine sua fúria. Se Deus ordena, juntamente com a ordem vem a força para colocá-la em prática. Mas Caim decide dar ouvidos à sua inveja.

Noé

A história continua e 2 mil anos depois da expulsão do homem paraíso encontramos a humanidade completamente pervertida.
Gên 6:6-7. O arrependimento de Deus mostra tristeza pelas conseqüências e não vontade de não ter criado.
Mas havia uma família que ainda seguia os caminhos de Deus. Noé.
Depois do dilúvio Noé levanta um altar. Gên 8:20-22. Mesmo com a escassez de animais, Noé oferece um sacrifício a Deus, conforme Deus havia feito no Édem. Assim o evangelho é relembrado.

Abraão

Deus mantinha uma linhagem que permitiria que Suas promessas fossem cumpridas.
Abraão recebe a ordem de sair do lugar onde estava. Deus tinha planos para sua descendência e eles não poderiam ser cumpridos ali. Gên 12.
Mesmo sendo amigo de Deus, Abraão erra várias vezes.
Gên 12:10-20. Ele mente sobre sua mulher.

Abraão não tinha filhos, e Deus havia prometido a ele um filho, então Abraão resolve ajudar a Deus. Gên 16. Sara dá sua escrava para Abraão ter filhos com ela. De acordo com a lei dos vizinhos pagãos, o filho da escrava que nascesse nos joelhos da senhora, se tornava da senhora.

A influência dos povos em redor chegaram até Abraão, de modo que lhe parecia certo o que fez.
Abraão ainda não havia aprendido a confiar em Deus. Ainda precisava usar suas forças para fazer com que as coisas dessem certo.
Seu filho Isaac nasce e agora vêm a prova final.
Gên 22. Deus pede para que ele sacrifique seu filho. Isso não apenas é uma prova, mas um símbolo... mais uma vez Deus está colocando cores no ritual e mostrando seu verdadeiro significado.
Gên 22:7 e 8. A resposta de Abraão provavelmente não foi inteiramente compreendida por ele. Mas Deus proveria o Cordeiro para o sacrifício... de modo que o filho de Abraão, assim como os seus filhos... assim como você, não precise ser sacrificado. Mas o Filho de Deus é sacrificado no nosso lugar
João 8:56. Jesus relembra no NT. Abraão viu que Cristo salvou seu filho.

Abraão, Isaac, Jacó, José...
O livro de êxodo mostra a descendência de José no Egito.
Exo 1:8. José havia salvado o Egito da fome, mas muitos anos depois de sua morte, o faraó não se importa mais e coloca o hebreus, descendentes de José como escravos.

400 anos de escravidão. Moisés liberta o povo e agora aquela multidão, descendentes de Abraão estão a caminho da terra de Canaã.

Nenhum comentário: