sexta-feira, 28 de novembro de 2008

..:: Além das Circunstâncias ::..

"Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio dAquele que nos amou." Rom. 8:35 e 37.

O amor de Deus alcança as pessoas em todas as circunstâncias da vida. Na decepção, no desastre e na morte; nas lágrimas, na tragédia e no terror; na doença, no sofrimento e na tristeza; na preocupação, na carência e na guerra, ali está o amor de Deus. Na antiga União Soviética, quando cristãos eram aprisionados por sua fé, o amor de Deus atravessou muros de prisões.

Em 1983, Valentina, uma jovem de 27 anos, foi acusada de transportar literatura cristã. Com um sorriso encantador e uma fé inabalável, ela foi parar em um campo de concentração na Sibéria, chamado de "o vale da morte" por causa do seu alto índice de mortalidade. Os prisioneiros se sentiam isolados do resto do mundo, em um lugar projetado para esmagar o espírito humano.

Mas Valentina descobriu que Deus era maior do que aquele campo. Ali, encontrou uma irmã de fé, Natasha. No meio da noite, elas conseguiam sair das barracas e se encontravam ao ar livre, onde viveram lindos momentos de comunhão. A temperatura geralmente era de 40 graus negativos, e suas botas de trabalho não impediam que seus pés congelassem. Mas o coração estava aquecido. "Cantávamos e orávamos por alguns minutos, voltávamos para nossas barracas para nos aquecer um pouco, e então nos encontrávamos lá fora outra vez", lembra Valentina. "Às vezes, ficávamos em silêncio, apenas olhando, juntas, para o céu. Nada era mais precioso para nós que o céu."

Valentina sempre sentiu Deus bem perto. Muitas vezes, quando recebia uma carta com uma citação bíblica, os versos respondiam a uma pergunta ou necessidade específica. Era como se o Pai falasse diretamente com ela.

Ao ser liberta, em 1987, ela resumiu sua experiência com as palavras de Romanos 8:35-37: "Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio dAquele que nos amou." Onde você estiver hoje, ali estará o amor de Deus. Aceite essa realidade e viva este dia na certeza do Seu cuidado.

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

..:: Programados Para Deus ::..

"Ao povo que formei para Mim, para celebrar o Meu louvor." Isa. 43:21.

Em 1975, o médico Herbert Benson escreveu um livro intitulado The Relaxation Response [O Efeito da Relaxação]. Ele desenvolveu uma técnica para ajudar as pessoas a reduzir o estresse, ensinando a relaxar por meio do foco em alguma imagem mental positiva. Para muitas pessoas, os resultados foram notáveis. A freqüência cardiorrespiratória e o nível dos hormônios relacionados ao estresse baixaram. Pessoas com insônia também foram beneficiadas.

Em suas pesquisas, o Dr. Benson observou que alguns pacientes se beneficiaram mais do que os outros com a "resposta do relaxamento." Eles tinham melhor saúde e se recuperavam mais rapidamente que os demais. Eram religiosos, que diziam ter um senso da proximidade de Deus, ao fixarem a mente em Sua bondade. Ou seja, quem meditava sobre o amor de Deus e Seu poder era mais saudável do que quem não o fazia.

Dr. Benson passou a estudar o que acontecia com essas pessoas. Cientistas observaram as conexões cerebrais, para ver as reações de diferentes partes do cérebro diante de certos estímulos. E localizaram a sede da experiência religiosa no cérebro: uma pequena estrutura em forma de amêndoa chamada de amígdala.

O neurocientista Rhwan Joseph concluiu que "a habilidade de ter experiências religiosas tem uma base neuroatômica." Isto é, temos religião dentro da nossa cabeça. E Benson enfatiza: "Nossa planta genética faz da crença em um Infinito Absoluto uma parte de nossa natureza. Nossas conexões cerebrais foram feitas para Deus." A Bíblia concorda com isso: "Ao povo que formei para Mim, para celebrar o Meu louvor". Isa. 43:21.

Os músculos são programados para o exercício. O coração é desenhado para funcionar com uma dieta baixa em gordura. E o cérebro é projetado para louvar. Quando louvamos, os impulsos elétricos do cérebro estimulam a produção de endorfinas químicas positivas, que proporcionam saúde e vida. "Coisa alguma tende mais a promover a saúde do corpo e da alma, do que um espírito de gratidão e louvor" – A Ciência do Bom Viver, pág. 251.

Click!!!!!!!!!!!!!!!!!está pronto.


Puxaaaa!!!!!!como demorou nossa primeira foto.
Apesar de estar faltando alguns alunos, logo teremos mais e mais fotos, para compartilhar com vocês.

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Deus existe?

Enquanto o barbeiro aparava seus cabelos, Pedro conversava e, entre outros assuntos, falava de Deus e suas obras. Até que o barbeiro incrédulo e impaciente disse:
- Deixa disso, meu amigo, Deus não existe.
- Por quê? Indagou Pedro.
- Se Deus existisse, não haveria tantos doentes, pobreza, miséria e guerras neste mundo. Olhe em sua volta e veja quanta tristeza. Basta andar pelas ruas e enxergar.
Calado, Pedro pagou o corte e foi saindo, quando avistou na calçada um maltrapilho com longos cabelos, barba desgrenhada e suja, abaixo do pescoço.
Deu meia-volta e interpelou o barbeiro.
- Sabe, não acredito em barbeiros.
- Como assim? perguntou o barbeiro.
- Se existissem barbeiros, não haveria pessoas com cabelos e barbas compridas.
- Ora, meu amigo, essas pessoas não vão ao barbeiro porque não querem e eu não tenho culpa. Todas que vêm aqui eu atendo prontamente.
Pedro então retrucou:
- Ah...Agora entendo por que você não acredita em Deus.

"Em geral, as pessoas só procuram Deus quando a necessidade aperta e a dor do sofrimento torna-se insuportável."

terça-feira, 25 de novembro de 2008

O Libertador

Não percaaammm!!!!!!!Um excelente musicalll!!!!!
Sinopse:
Um chamado, uma missão, um desafio monumental:libertar o povo hebreu das mãos do faraó do Egito.O personagem central Moisés. Fiel ao relato bíblico, O Libertador vai encantar você.Com um coral de 150 vozes, mais de 50 atores, o musical revive os momentos mais dramáticos da vida de Moisés. O livramento no rio Nilo, a sarça ardente, as pragas , a abertura do Mar Vermelho, enfim, a saga do povo de Deus pelo deserto em direção á Terra Prometida.Mais do que miraculosos eventos, o retrato de um líder que falava com Deus face a face.Um apresentação musical inesquecível, uma mensagem que atravessa os séculos: É preciso ser livre para amar e adorar o Deus da história.
Data: 07/12/08.
Horários: 18:30/21:00 hrs.
Local: CCA - Colégio Curitibano Adventista Bom Retiro - Rua Lysímaco Ferreira da Costa, 980 - Bom Retiro.

Locais para adquirir seu ingresso:

  • Casa Publicadora Brasileira
    Rua Visc. do Rio Branco, 1335 - (41) 3323-9023
  • Associação Sul Paranaense da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Rua Dep. João Ferreira Neves, 159 - Vista Alegre - (41) 3331-5600
  • CCA - Colégio Curitibano Adventista Bom Retiro - Rua Lysímaco Ferreira da Costa, 980 - (41) 3225-1920
  • CAB - Colégio Adventista do Boqueirão - Rua Ten. Francisco Ferreira de Souza, 2218 - (41) 3014-3734

Preço:

  • Seu ingresso pode ser adquirido com 02 kilos de alimentos não perecíveis, que serão destinados ao Estado de Santa Catarina.

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Estudo 7

Para onde vão os que morrem?

O fascinante relato descrito a seguir, é do livro The Rest of the Story, de Paul Harvey. "Foi na lama e lodo de uma turfeira em um terreiro de fazenda Kemigawa, uns 40 quilômetros a sudeste de Tóquio que uma turma de operários deu com uma surpreendente descoberta. Os arqueólogos correram para o local. A quase seis metros de profundidade eles tinham encontrado os restos de uma canoa - e algo mais. Um arqueólogo desceu ao buraco, chegou lá embaixo, afastou a terra com as mãos e, então, gritando, recuou.
Outros se aproximaram. Passaram momentos de suspense. Chegou-se à conclusão de que somente um cientista em todo o Japão estaria qualificado para trabalhar ali, Dr. Ichiro Ohga.
O Dr. Ohga correu de Tóquio para o local da escavação. Ao olhar atentamente para dentro da turfeira, seus olhos descobriram o segredo e seu pulso acelerou. "Aquilo está adormecido? Ou está ... possivelmente vivo?"
Ficou decidido que essa descoberta deveria ser removida para algum lugar seguro, para que não voltasse à vida. Esses cientistas tinham ouvido de répteis gigantescos descobertos em turfe iras, e mamutes presos em camadas de gelo, com pele e órgãos perfeitamente preservados. Mas agora eles pareciam ter descoberto algo de milhares de anos passados - e ainda vivo.
Não conhecemos os detalhes de como a descoberta foi levada para a segurança de um laboratório. Sabemos que chegou lá - e em quatro dias sob condições climáticas criadas em laboratório havia movimento perceptível. Operadores cinematográficos foram convocados para gravar essa ressurreição inédita. A comunidade científica do Japão foi alertada para a surpresa de que havia restos de vida do tempo dos Césares de Roma. Um ser vivo tinha sobrevivido do Japão pré-histórico."
O que haviam eles encontrado naquele deposito de turfa?
Quase seis metros debaixo da terra, aninhada nos restos fossilizados de uma canoa, uma semente adormecida, não germinada, aparentemente sem vida, de 2.000 anos de idade. E depois de quatro dias, um broto. Depois de catorze meses, uma delicada flor de Lotus cor-de-rosa.
Aquela semente que adormeceu na época em que Jesus morreu - estava agora desperta.

Os faraós

Os faraós gastavam grande parte das suas riquezas nas construções das pirâmides. Uma delas levou mais de 20 anos para ser construída. Mas porque eles aplicavam tanto nesses empreendimentos? As pirâmides eram túmulos, feitos para o faraó e talvez alguns de sua família. Eles acreditavam que depois de que perdiam a vida aqui na terra, ainda poderiam, se os preparativos fossem feitos de forma devida, passarem para outra vida. A ambição pela eternidade provocava tudo isso.

O desejo de viver

A morte é uma inimiga. Ela não estava no plano original para este mundo. É uma estranha, uma intrusa. Mesmo depois de tantos anos de ciência e conhecimento o ser humano não aprendeu a lidar com a morte ... Porque ele não foi feito para morrer.
Mas se o homem não foi feito para morrer, para onde vai depois que sai dessa vida?
O que acontece com a sua alma?
Para onde vão os espíritos?

A Bíblia faz uma pergunta muito importante:

“Morrendo o homem, porventura tornará a viver?...” (Jô 14:14)

Somente a Bíblia pode responder à pergunta de Jó. Vamos ao livro das origens onde vemos a história da criação da raça humana:

"Então formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra, e lhe soprou nas narinas o fôlego da vida, e o homem passou a ser alma vivente. " (Gênesis 2:7)
O que é alma vivente?

A palavra Alma

Nenbesb - hebraico

Alma vivente - Gen 2:7
Pessoa - Gen 14:21, Num 5:6
Eu, - Gen27:4
Vida - Gen 9:4-5, I Sam 19:5
Vida animal - Gen 1:20,24 ; 2:19
A alma é sujeita à morte - Ezeq 18:4; Salm78:50

Psique - grego

Vida ou vidas - Mat. 2:20; 6:25
Pessoa - Atos 7:1;27:37
Emoções - Mc 14:34;Lc 2:35
Mente - Atos 14:2; Fil. 1:27
Sujeita à morte - Mat. 10:28; Apoc. 16:3

A Bíblia nunca se referiu a palavra alma como algo fora do corpo, ou uma manifestação sobrenatural, mas sempre se referindo a pessoas.

Na Bíblia alma vivente é o mesmo que pessoa viva!

Deus forma o homem de pó. A matéria principal do ser humano é carbono, o qual também é a matéria principal da terra.

O pó da terra não sente, nem pensa, nem tem sentimentos, mas é apenas pó. Da mesma forma o sopro é apenas sopro, mas quando Deus os une, surge a alma vivente, ou pessoa viva.

Pó + sopro de Deus = Alma vivente

Este é o relato divino da formação da vida. Agora vemos como a Bíblia descreve processo contrário.

" E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu.” ( Eclesiastes 12:7)

Mas o que é espírito?

A palavra Espírito

Ruach - hebraico

Vento ou fogo - Gen 8:I;As 146:4
Vitalidade - Juizes 15:19; J6 10:12
Coragem, ânimo - Jos 2:11, Num 21:4

Pneuma - grego

Sentimento - Rom. 8:15; IITim. 1:7
Personalidade - Gal. 6:1; IICor 12:18
Consciência - Atos. 17:16;Efe. 4:23

Nenhum texto da Bíblia se refere a espírito ou alma como entidades inteligentes e capazes de existência própria, fora do corpo.

Vemos que no NT a palavra espírito está mais voltada a ser um sinônimo de personalidade.

Alma vivente – sopro da vida = pó da terra.

O que acontece aos pensamentos e sentimentos de uma pessoa quando esse espírito volta a Deus? Está ela consciente? A Bíblia responde a esta pergunta:

" Sai-lhes o fôlego, ele retoma à sua terra; naquele mesmo dia perecem seus pensamentos. " (Salmo 146:4, KJV)

Mas e a alma? E o espírito?

Vemos que ambos na Bíblia são sinônimos de pessoa viva.

Luz = lâmpada + eletricidade
Ao separarmos a eletricidade da lâmpada não teremos mais a luz. A lâmpada continua no mesmo lugar. A eletricidade continua sendo produzida, mas sem a união de ambas não há luz.

Muitas vezes oramos pelos que não estão mais entre nós. Outra vezes acendemos velas para que encontrem a luz. Ou mesmo fazemos coisas para que possam descansar em paz.
Mas a bíblia é bem clara com relação a eles.

"Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais, que não tem esperança I Tessalonicenses 4:13

A Bíblia chama a morte de sono.

Às vezes vemos as palavras "Descansa" em uma lápide. Isto é bíblico. Jesus ensinou que os mortos estão dormindo. Lemos sobre isto no capítulo 11 de João.

"Isto dizia, e depois lhes acrescentou: Nosso amigo Lázaro adormeceu, mas vou despertá-lo. Disseram-lhe, pois, os discípulos: Senhor, se dorme, estará salvo. Jesus, porém, falava com respeito à morte de Lázaro; mas eles supunham que tivesse falado do repouso do sono. Então Jesus Ihes disse claramente: Lázaro morreu." (João 11: 11-14)

Jesus disse que Lázaro estava dormindo. Depois disse que Lázaro estava morto. Estava Ele se contradizendo? É claro que não! As duas afirmações tinham o mesmo significado.

"Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, porque a sua memória jaz no esquecimento. " (Eclesiastes 9:5)

Na verdade essa é uma mensagem de conforto, pois se os que deixam essa vida fossem direto para o Céu, como poderia ser ali um lugar de tranqüilidade se a mãe sabe que seus filhos choram por ela na terra? Ou o marido sabendo que sua esposa passa por dificuldades? E se nós soubéssemos que aqueles que se foram estão em algum lugar sofrendo, como poderíamos continuar nossa vida tranqüilos?

"Os seus filhos recebem honras, e ele o não sabe; são humilhados, e ele o não percebe. " (Jó 14:21)

Davi é mencionado como amigo de Deus, mas bíblia diz que ele não foi para o Céu:

"Porque Davi não subiu aos céus. mas ele mesmo declara,' Disse o Senhor ao meu Senhor:
Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos por estrado dos teus pés. " (Atos 2:34, 35)

Jesus dirigiu-se à sepultura e chamou Lázaro. Disse Ele: "Lázaro, vem para fora." Ele não disse:"Lázaro, desce do Céu", ou "Lázaro, sobe do purgatório", ou "Lázaro, sobe do inferno", ou "Lázaro, retoma do mundo dos espíritos." Ele chamou Lázaro da sepultura.

Se Lázaro merecia ser ressuscitado por Cristo provavelmente ele era uma boa pessoa. E então deveria ter ido para o Céu, mas se estivesse no Céu não creio que gostaria de voltar para esta Terra, logo Jesus não estaria fazendo um favor e sim um desfavor a ele.

A promessa

"Eis que vos digo um mistério: Nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque é necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e que o corpo mortal se revista da imortalidade." (1 Coríntios 15:51-53)

Qual seria o propósito de uma ressurreição se os mortos já estivessem no Céu, ou no inferno ou no purgatório? Se os mortos não estão mortos, por que necessitamos da promessa de uma ressurreição? Em outra passagem diz Paulo:

"Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais, que não tem esperança. Pois se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará juntamente em sua companhia os que dormem. Ora, ainda vos declaramos, por palavra do Senhor, isto: nós, os vivos, os que ficarmos até à vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que dormem. Porque o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor. Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras." (I Tessalonicenses 4:13-18)

O ladrão na Cruz

Disse Jesus:

"Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo. " (Mateus 10:28)

Não precisamos ter medo da morte do corpo, mas da morte do nosso relacionamento com Deus.

Não disse Jesus ao ladrão na cruz que eles estariam juntos no paraíso no dia da crucifixão? Se Jesus realmente disse que ambos iriam para o Céu naquele dia, temos dois problemas. Em primeiro lugar, o ladrão não morreu naquela sexta-feira à tarde. Diz a Bíblia:

"Então os judeus, para que no sábado não ficassem os corpos na cruz, visto como era a preparação, pois era grande o dia daquele sábado, rogaram a Pilatos que se lhes quebrassem as pernas, e fossem tirados. Os soldados foram e quebraram as pernas ao primeiro, e ao outro que com ele tinha sido crucificado; chegando-se, porém, a Jesus, como vissem que já estava morto, não lhe quebraram as pernas." (João 19:31-33)

Eles quebraram as pernas dos ladrões, quando foram tirados da cruz, para impedi-Ios de fugirem. Segundo os costumes da época, seriam levados para o depósito de lixo da cidade e ali deixados para morrer de fome e infecção.

A Bíblia não somente indica que o ladrão na cruz não morreu naquela sexta-feira à tarde, mas também diz que Jesus não foi para o Céu naquele dia. Quando Maria Madalena O encontrou no horto, na manhã da ressurreição, Ele lhe disse que ainda não tinha subido para o Pai.

"Recomendou-lhe Jesus: Não me detenhas; porque ainda não subi para meu Pai, mas vai ter com os meus irmãos, e dize-lhes: Subo para meu Pai e vosso Pai, para meu Deus e vosso Deus." (João 20:17)

Se o ladrão não morreu naquele dia, e se Jesus não foi para o Céu naquele dia, por que disse Jesus: "Hoje estarás comigo no paraíso"? (Lucas 23:43) O problema está na omissão de uma vírgula. Uma vírgula pode mudar o significado de uma sentença. A vírgula foi posta na Bíblia pelos tradutores. Não havia nenhuma vírgula no manuscrito grego original.

O que Jesus realmente disse ao ladrão na cruz foi: "Em verdade te digo hoje, que estarás comigo no paraíso." Ele estava dizendo: "Hoje, quando tudo parece estar perdido; hoje, quando até mesmo Meus discípulos fugiram; hoje Eu te digo que estarás comigo no Paraíso."

Objetivo do engano

Faz alguma diferença o que eu creio a respeito da morte? Venha comigo a uma cena no Jardim do Éden. Deus havia dito aos nossos primeiros pais:

"Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás." (Gênesis 2:17)

O diabo veio em seguida e contradisse a Deus. Disse ele: "É certo que não morrereis." (Gênesis 3:4) Ele ainda diz a mesma coisa. Ele diz que as pessoas realmente não morrem. Continuam a viver de uma forma ou de outra. Inventou numerosas teorias acerca da transmigração das almas, reencarnação e comunicação com os mortos. Ele é a causa da morte, e é de seu interesse negar a existência dela.

Deus diz: "Certamente morrerás." Satanás diz: " É certo que não morrereis." Esta é a interpretação diabólica das palavras de Deus. Você e eu temos de decidir em quem devemos crer, em Deus ou no diabo. Você acha que faz alguma diferença em quem nós cremos?

João 14 nos traz a maior de todas as esperanças ... Jesus está preparando um lugar para nós, onde poderemos nos encontrar com aqueles que tanto amamos e de quem tanto sentimos falta. Jesus mesmo Se entregou em nosso favor para que pudéssemos ter a vida eterna.

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Teste seus conhecimentos - I Parte

  • Que animal viu um anjo? (Núm. 22:26-31)
  • Quem procurou assassinar seu filho durante um jantar? (I Samuel 20:30)
  • Que menino morreu de dor de cabeça? ( II Reis 4:19 e 20)
  • Quem foi o primeiro flecheiro? (Gên. 21:20)
  • Quem foi a primeira profetisa? (Êxo. 15:20)
  • Que homem rico tornou-se discípulo de Jesus? (Mat. 27:57)
  • Que animal doméstico não é mencionado na bíblia?

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Dados importantes

  • A palavra bíblia vem do grego, através do latim significa: livros.
  • Há bíblias que incluem os livros apócrifos, num total de 15; estes, porém, não pertencem ao cânon sagrado por não terem sido inspirados por Deus, como foram os outros 66 livros.
  • A bíblia já foi traduzida por mais de 1500 línguas e dialetos.
  • No ano de 1250 o cardeal Caro dividiu a bíblia em capítulos, que foram divididos em versículos no ano de 1550, por Robert Stevens.
  • Alguns dos livros da bíblia são pequenos demais para serem chamados de livros. São mensagens, cartas e pequeninas histórias.
  • Calcula-se que decorreram 400 anos entre o último livro do AT e o primeiro livro do NT.
  • A bíblia inteira foi escrita num período que abrange mais de 1600 anos.
  • É uma obra de cerca de 40 autores, das mais variadas profissões: de humildes agricultores, pescadores até renomados reis.
  • Os autores mais fecundos da bíblia foram: Moisés no AT e Paulo no NT.
  • O que há de peculiar nesse livro é que, apesar da grande diferença entre os autores, há entre eles uma harmonia tão grande que parece terem vivido na mesma época.
  • A bíblia foi escrita em circunstâncias difíceis, pois não havia a máquina de escrever. Algumas de suas páginas foram originalmente gravadas em pedra ou madeira, mas em maioria foram escritas em papiro.
  • Alguns livros da bíblia foram escritos no deserto do Sinai, outros no cárcere e no desterro, alguns nas cidades e outros em cativeiros.
  • Os escribas eram os encarregados de escrever e compilar as Escrituras.
  • Em 1947 foram encontrados uns rolos de antigos manuscritos bíblico, entre eles o livro de Isaías e outros do AT, cuja data remonta a alguns séculos antes de Cristo.
  • O AT. foi escrito em hebraico, com exceção de algumas passagens em Esdras, Jeremias e Daniel que foram escritas em aramaico.
  • O NT. foi escrito em grego.
  • Crê-se que Jesus falava em aramaico, mas os acontecimentos de Sua vida foram escritos em grego.
  • O Codex Vaticanus é provavelmente o mais antigo exemplar da bíblia em forma completa.
  • Outro antigo manuscrito é o Codex Sinaiticus, descoberto em 1844 no mosteiro de Santa Catarina, perto do Monte Sinai. Essa descoberta foi feita por um intelectual alemão chamado Tischendorf.
  • O Cordex Alexandrinus, escrito no início do primeiro século, contém quase toda a bíblia, exceto algumas passagens.
  • Martinho Lutero foi o primeiro tradutor da bíblia para a língua do povo alemão.
  • Em 1631 um impressor inglês teve de pagar uma multa de 500 libras por ter omitido a palavra não nos Dez Mandamentos. E cada exemplar vendido dessa bíblia foi chamado de "a Bíblia iníqua."
  • A primeira revisão da bíblia terminou em 10/07/1884, depois de 85 sessões, num total de 792 dias de seis horas de trabalho.
  • Na biblioteca da Universidade de Göttingen, Alemanha, existe uma bíblia que foi escrita em 470 folhas de palmeira.

Nomes e seus significados

Nos tempos bíblicos podia-se conhecer a característica principal de um indivíduo pelo nome que lhe foi dado, pois todos os nomes tinham significados. Vejamos alguns:
Adão...............................Vermelho (Gên. 2:19)
Amós..............................Carga (Amós 1:1)
Áquila.............................Águia (Atos 18:2)
Augusto..........................Venerável (Lucas 2:1)
Benjamim.......................Da mão direita (Gên. 35:18)
Caim................................Aquisição (Gên. 4:1)
Daniel..............................O juiz de Deus (Dan. 1:6)
Elias.................................Meu Deus é Jeová (I Reis 17:1)
Jonas...............................Dado por Deus (II Reis 14:25)
Moisés.............................Salvo das águas (Êxo 2:10)
Paulo................................Pequeno (Atos 13:9)
Noé...................................Descanso (Gên 5:29)
Pedro...............................Pedra (Mat 16:18)
Sansão.............................Como o sol (Juí 13:24)
Salomão..........................Aprazível ( II Sam 5:14)
João e Tiago (filhos de Zebedeu)......Filho do trovão (Mc. 3:17)

O fim dos díscipulos

  • Thiago, filho de Zebedeu, foi o primeiro dos apóstolos a morrer por sua fé. Foi decapitado a espada por ordem do rei Herodes Agripa I, por volta do ano 44 de nossa era.
  • O impulsivo Pedro morreu crucificado no ano 67 D.C., com a idade de 75 anos. A tradição conta que ele pediu que o crucificassem de cabeça para baixo, porque não era digno morrer como o Mestre.
  • João filho do trovão, foi desterrado, pelo imperador Domiciano, para a ilha de Patmos a fim de trabalhar nas minas. Morreu aos cem anos, sendo o único que teve morte natural. Segundo a tradição, ele foi lançado pelos inimigos num tacho de azeite fervendo, de onde saiu ileso.
  • André foi crucificado em Ática, na Ásia Menor. Até exalar o último suspiro, continuou admoestando seus algozes.
  • Thiago, filho de Alfeu, foi lançado do pináculo do templo de Jerusalém, e a seguir apedrejado até morrer.
  • Mateus, o ex-coletor de impostos, pregou por quinze anos na Palestina, indo então para a Etiópia, onde foi morto a espada.
  • Bartolomeu pregou na Arábia, estendendo sua pregação até à Indía. Alguns afirmam que ele foi amarrado num saco e lançado ao mar, enquanto outros asseguram que ele foi esfolado vivo.
  • Simão o cananeu, também chamado Zelote, morreu na Pérsia. Por ordem do imperador Trajano foi martirizado até expirar.
  • Filipe morreu na Ásia Menor, enforcado num pilar do templo, em Hierápolis.
  • Tomé, o incrédulo, que nada aceitava pela fé, veio a ser um dos maiores propagadores do cristianismo. Viajou muitíssimo, pregando a mensagem nas regiões de Parta,Média, Pérsia, chegando a Indía, onde morreu atravessado por uma lança, na cidade de Coromandel.
  • Judas Tadeu, irmão de Tiago, morreu cravado de flechas.
  • Marcos foi arrastado pelas ruas de Alexandria, no Egito, até morrer.
  • Lucas foi enforcado numa oliveira, quando se encontrava na Grécia.
  • Estevão morreu apedrejado.
  • Matias foi o primeiro apedrejado e a seguir decapitado.
  • Barbabé também foi apedrejado. Conta-se que os judeus de Salamina zombavam dele enquanto sucumbia.
  • Paulo, o grande apóstolo dos gentios, foi decapitado em Roma por ordem do tirano Nero.

Dados Curiosos

  • Obadias é o único livro do AT. que contém apenas um capítulo.
  • O versículo mais curto do NT. acha-se em S. João 11:35.
  • Caim casou-se com sua própria irmã. Gên. 5:4.
  • Ester 8:9 é o maior versículo da bíblia.
  • Elias teve o privilégio de comer uma refeição preparada por um anjo. IReis 19:6.
  • A Lei de Deus encontra-se em Êxo. 20 e Deut. 5.
  • João era o discípulo mais jovem dos doze.
  • Além de Jesus, Elias e Moisés foram os únicos homens que jejuaram 40 dias e 40 noites.(I Reis 19:8 e Deut. 9:9).
  • A arca de Noé tinha três andares. ( Gên. 6:16).
  • A Espanha aparece no AT. com o nome de Tarsis, para onde foi Jonas.
  • Um só muro, na cidade de Afeque, caiu sobre 27.000 homens e os matou. (I Reis 20:30)
  • Diz-se que a mais antiga cidade do mundo que ainda é habitada, é Damasco.(New Standard Encyclopaedia, vol. 4, pág. 17).
  • O AT. termina com uma maldição, ao passo que o NT. termina com uma benção.
  • Há 3.573 promessas na bíblia.
  • O Salmo 119 é o mais longo capítulo da bíblia, é um acróstico.
  • Quarenta e duas mil pessoas perderam a vida por não saberem pronunciar a palavra Shiboleth.(Juí. 12:5,6)
    (Shiboleth = corrego(como fluindo), correnteza (d'água), fluir, escorrer).

Estudo 6

Daniel 2

O livro de Daniel traz uma história interessante envolvendo profetas. O rei Nabucodonozor teve um sonho e quis saber o significado dele. Mandou chamar todos os profetas do reino e pediu que eles lhe adivinhassem o sonho e dessem a interpretação.
o historiador pesquisa o passado e tenta trazê-lo de forma clara e compreensível ao estudante.
Mas o profeta escreve a história antes mesmo que ela aconteça.
Muitas pessoas já se disseram profetas e capazes de desvendar o futuro. Mas não passam no
Deut 18:22 - Suas profecias devem se cumprir.
Nostradamus fez várias profecias. A população ficou assombrada. Era como se ele acertasse em todas elas. Mas se pegarmos seus escritos e analisarmos, veremos que apenas 11 % de suas profecias se cumpriram. O mesmo ocorreu com mãe Diná.
Deut 13: 1- 4 é um outro teste que podemos usar para descobrirmos se o profeta é falso ou verdadeiro: Ele deve ser temente a Deus e suas profecias devem estar de acordo com a Bíblia.
Ninguém conseguiu fazer o que o rei pediu, mas somente Daniel. Este buscou a Deus reconhecendo que não poderia fazer nada sem a ajuda divina.
Versos 17 e 18. Versos 26 a28.
Ao olharmos para a história que ocorreu anos no futuro, vemos que a profecia se cumpriu perfeitamente. Babilônia estava circundada de imensas muralhas que protegiam a cidade contra qualquer inimigo. Era impossível de ser destruída. Era o reino mais próspero e poderoso da Terra.
· O rei de Babilônia riu quando ouviu da aproximação de Ciro. Ele estava bem preparado, suas defesas eram completas; sua cidade estava amplamente abastecida; se o inimigo o derrotasse em campo aberto, ele poderia refugiar-se atrás das muralhas, e zombava de todas as tentativas de subjugar sua capital seja por bloqueio ou por assalto.
As profecias estão espalhadas pela bíblia
(Isaías 45: 1) - "Assim diz o Senhor ao seu ungido, a Ciro, a quem tomo pela mão direita, para abater as nações ante a sua face; e descingir os lombos dos reis, para abrir diante dele as portas, e as portas não se fecharão. "
113 Anos antes de seu nascimento até o nome do conquistador da Babilônia foi dado. E também o método de conquista:
A história mostra que a conquista da Babilônia foi através de um processo interessante. Era impossível de penetrarem na cidade. Ela era cercada de muros e mesmo que fosse sitiada, ela teria provisões internas para muito anos. Um rio cortava a cidade fornecendo água e meios para agricultura. Mas Ciro testou sua tática no rio Gindes e cavou 360 canais desviando sua rota. Mesmo tendo sucesso, o verão tinha terminado e ele teve que adiar a real batalha para o ano seguinte.
Jeremias 51:46 - "Não desfaleça o vosso coração, não temais o rumor que se há de ouvir na terra; pois virá num ano um rumor, e noutro ano outro rumor; haverá violência na terra, dominador contra dominador. "
Ele invadiu Babilônia por baixo dos portões, depois de ter desviado todo o rio Eufrates. Dominou a cidade e começa o império do peito de prata, o império Medo-Persa. As profecias sobre Babilônia se cumprem perfeitamente inclusive nos detalhes.
Isaías 13: 19-21
As ruínas da antiga Babilônia, localizadas no lraque, a terra de Sadam Hussein, ainda nos falam. Revelam um exato cumprimento da profecia de Isaías. Hoje, Babilônia é semelhante a um lugar mal­assombrado. Montões informes de detritos cobrem muitos acres de terra
"O arábio não armará ali a sua tenda". Esta profecia é surpreendente em dois aspectos. Em primeiro lugar, como sabia o profeta que os árabes estariam habitando naquela região, e que eles ainda seriam uma raça nômade morando em tendas? O Capitão Mignan tentou contratar seis árabes completamente armados a fim de passar a noite com ele entre as ruínas de Babilônia. Disse ele: "Não pude persuadir meus guias - árabes - a permanecerem após o anoitecer, por medo dos maus espíritos."
· Xerxes e seu exército encontraram riquezas no valor de 150 milhões de dólares
· Alexandre, o Grande, encontrou ali tanta riqueza. Foram necessários 10.000 juntas de mulas e
5.000 camelos para carregar a riqueza.
· Durante 200 anos os partas saquearam as cidades do vale do Eufrates
· Os romanos encontraram grandes porções de ouro e prata e esplêndidos armamentos.
· Até mesmo por volta de 636 da nossa Era os roubadores do deserto eram enriquecidos sem medida. O historiador Gibbon declarou que esses roubadores encontraram nada menos do que 3 trilhões de peças de ouro.
Mas da mesma forma que a cabeça de ouro foi substituída pelo peito de prata, assim este deveria ser substituído pelo quadril de bronze.
Alexandre, o Grande, impõe seu império Grego. Então Alexandre perdeu uma batalha. Ele perdeu a batalha contra si mesmo. Contra o próprio eu. Foi derrotado pela bebida forte, e morreu em uma bebedeira. Morreu com a idade de 33 anos, apenas 13 anos depois de haver chegado ao poder.
Roma conquistou a Grécia e depois foi dividida em dez subdivisões. As tribos bárbaras começaram a atacar a cidade de Roma. Os francos, posteriormente se tornaram os franceses, os anglo-saxões, depois tornaram-se os britânicos ou ingleses; os alamanos, posteriormente tornaram-se a Alemanha. Uma por uma essas tribos atacaram Roma até que a Europa foi dividida em dez partes.
13 - A primeira das sete tentativas foi feita por Roma. Roma queria transformar o mundo em uma grande prisão. No dia de Natal do ano 800, Carlos Magno foi coroado pelo papa - coroado como o Imperador do Santo Império Romano. Carlos Magno morreu em 814 e foi sepultado em um trono de mármore. Falhou sua tentativa de unir os países da Europa Ocidental.
2a - Carlos V foi o segundo a tentar unir os países da Europa Ocidental. Foi eleito imperador do Santo Império Romano em 1519. Embora fosse o mais poderoso governante da Europa, foi incapaz de deter a propagação do Luteranismo. Um ano depois Carlos abdicou e dividiu o império entre seu irmão Fernando e seu filho Filipe.
3a - Luís XIV, também subiu ao trono da França em 1643. Só depois que as principais nações, inclusive a Inglaterra, combinaram-se contra ele para formar a Grande Aliança, cessou ele suas agressões. Ele sofreu suas maiores derrotas militares nas guerras de Sucessão da Espanha (1701-1714). Enviou para a guerra todos os homens fortes da França. Tantos dos homens altos foram mortos que afirma-se que ele reduziu a estatura média dos franceses em duas polegadas, mesmo até os dias atuais.
63 - Adolfo Hitler tomou o mundo de assalto e marchou pela Europa como um relâmpago. A maioria dos países caiu sob seus exércitos. A Inglaterra tentou se defender contra os mais modernos tanques, aeroplanos e lança-chamas - usando armas antiquadas tiradas de um museu. Parecia-lhe não haver nenhuma maneira de poder resistir sozinha contra a Alemanha. Mas Hitler falhou.
7a - Mercado Comum Europeu
"Mas, nos dias destes reis, o Deus do céu suscitará um reino que não sera Jamais destruído; este reino não passará a outro povo; esmiuçará e consumirá todos estes reinos, mas ele mesmo subsistirá para sempre." (DanieI2:44)

Estudo 5

A Origem do Mal e o Plano da Redenção


De onde veio o mal? Deus criou o mal?
Por que Deus permitiu que o mal existisse?
Assim diz o Senhor Deus: Tu eras o selo da perfeição, cheio de sabedoria e perféito em formosura. Esteve no Éden, jardim de Deus; cobrias-te de toda pedra preciosa: a cornalina, o topázio, o ônix, a crisólita, o berilo, o jaspe, a safira, a granada, a esmeralda e o ouro. Em ti se faziam os teus tambores e os teus pifaros; no dia em que foste criado foram preparados.
Eu te coloquei com o querubim da guarda; estiveste sobre o monte santo de Deus; andaste no meio das pedras afogueadas.
Perfeito êras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que em ti se achou iniqüidade.
Deus criou todos os seres. Porém os criou perfeitos e sem mancha do mal ou pecado. Lúcifer era o anjo mais alto, o principal dos anjos. O maior abaixo de Deus.
Salmo 89: 14 - Justiça e juízo são a base do teu trono; benignidade e verdade vão adiante de ti.
Ezequiel 28:15 - Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado,
até que em ti se achou iniqüidade.
Ezequiel 28: 17 - Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei; diante dos reis te pus, para que te contemplem.
Isaias 14:13-14 - E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono; e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do norte; subirei acima das alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.
A palavra Lúcifer significa portador de luz. Ele foi criado para ser líder e foi criado livre. No inicio ele tinha pleno prazer em fazer a vontade de Deus. Seus dons e sua sabedoria eram usadas para a criação das mais espetaculares músicas e arranjos no céu.
Mas ele era livre. E um dia ele sentiu que poderia ocupar um posto acima do posto em que ocupava. No princípio esse pensamento era pequeno e inofensivo. Ele sentiu vergonha de expressá-Io. Mas Lúcifer não se livrou dele. Ele continuou alimentando um sentimento pequenino e aparentemente inofensivo.
Provérbios 16: 18 - A soberba precede a destruição, e a altivez do espírito precede a queda.
Seu orgulho cresceu a tal ponto que ele já não podia suportar. Começou então a usar sua influência e sabedoria para convencer os anjos de que Deus poderia estar sendo injusto não entregando a ele a posição merecida.
Alguns anjos se recusaram a ouvir e outros viram muito sentido e razão no que ele dizia.
I Por que Deus permitiu? Por que Deus não interrompeu o crescimento do mal?
Deus permitiu que Lúcifer expressasse suas idéias. Ele era livre para pensar e se expressar.
· Se Deus tivesse impedido os anjos poderiam dizer: Lúcifer tinha razão, pois Deus tem medo de que enxerguemos a verdade.
· Se Deus destruísse Lúcifer os anjos diriam: Devemos servir a Deus e nunca discordar, pois do contrário seremos destruídos.
Ilustração: Um homem não pode comprar uma arma e pedir sua noiva em casamento. A decisão de viver ao lado de alguém é gerada a partir do amor. Amor apenas existe onde há liberdade.
I Se Deus é onisciente e sabia o que Lúcifer faria, por que o criou?
Se Deus não o criasse por saber que ele pecaria, Deus estaria tirando a liberdade. Seria como se Deus dissesse: Te dou liberdade de escolha, mas se você não escolher o bem não vou te criar.
I Mas ninguém saberia ...
Porem, isso seria contra o caráter de Deus. Deus não pode nos enganar. Essa é uma arma que Deus não pode usar. Ele usa apenas a verdade.
A única saída seria permitir que o diabo mostrasse suas idéias e dar a liberdade para que os seres criados escolhessem.
Mateus 13:24-30 Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao homem que semeou boa semente no seu campo; mas, enquanto os homens dormiam, veio o inimigo dele, semeou joio no meio do trigo, e retirou-se. Quando, porém, a erva cresceu e começou a espigar, então apareceu também o joio. Chegaram, pois, os servos do proprietário, e disseram-lhe: Senhor, não semeaste no teu campo boa semente? Donde, pois, vem o joio? Respondeu-lhes: Algum inimigo é quem fez isso. E os servos lhe disseram: Queres, pois, que vamos arrancá-lo? Ele, porém, disse: Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis com ele também o trigo. Deixai crescer ambos juntos até a ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceiféiros: Ajuntai primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; o trigo, porém, recolhei-o no meu celeiro.
Ao escolherem se separar da Fonte da Vida, escolheram a morte. A escolha trouxe conseqüências. Uma delas foi a mudança física. Não poderiam mais habitar no Céu.
Apoc 12:7 - Então houve guerra no céu: Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão. E o dragão e os seus anjos batalhavam, mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou no céu. E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, que se chama o Diabo e Satanás, que engana todo o mundo; foi precipitado na terra, e os seus anjos foram precipitados com ele.
Deus cria o mundo e as coisas que nele há. O verbo bará usado para cada uma de Suas criações é o mesmo e significa fazer. Mas quando Deus cria o homem Ele usa um verbo diferente, Gen 2:7 que significa modelar. A mudança de verbos mostra uma mudança de importância.
Mas o homem também deveria ter a liberdade de seguir outro caminho. O Édem, que significa delicia, oferecia tudo o que o homem precisava. E Deus colocou a oportunidade da desobediência, a escolha para outro caminho.
Gen 2: 16-17 - Ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim podes comer livremente;mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dessa não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
Deus explicou a conseqüência. Morreriam porque se afastariam da Fonte de Vida. Morreriam como conseqüência de uma escolha. Deus usa a verdade, mas o diabo usa a mentira.

Gên 3: 1 -6 (leia com atenção esse trecho e analise as considerações)O diabo usa o animal mais lindo, a serpente. Usa as palavras de Deus e as distorce para que a mulher sinta a necessidade de defender a Deus e assim continuar a conversa. Deus não precisa de advogado. O diabo continua usando verdades misturadas com mentiras. É certo que não morrereis (a morte não seria imediata) e ele prova isso com suas próprias ações.Ele mesmo come da fruta. Muitas vezes a lógica do diabo parece perfeita aos nossos olhos e ele nos convencerá se não estivermos perfeitamente alicerçados em Deus. O diabo usa com ela o mesmo pecado que havia nascido em seu coração, o desejo de ser como Deus, o orgulho, a inveja.
· Serpentes não deveriam falar. Sua curiosidade a levou ate algo que era sobrenatural. Ela deveria perguntar a Deus sobre o estranho fenômeno.
· Ela percebeu que a serpente falava contra Deus e permaneceu ali ouvindo e conversando
· Ela alimentou a idéia de ser igual a Deus
Não havia veneno ou magia na árvore. Ela era apenas a porta de entrada para o caminho contrário a Deus. Ela era um símbolo da decisão de NÃO seguir a Deus.
Da mesma forma o homem sofre conseqüências e é expulso do Édem. Sua vida muda e ele perde o contato que tinha com Deus, mas Deus não o abandona. Ele já tinha um plano e esse plano é revelado ao universo pela primeira vez.
Gên 3: 15 - Porei inimizade entre tí e a mulher, e entre a tua descendência e a sua descendência; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.
I Pedro 1:18-20 ... sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver, que por tradição recebestes dos vossos pais, mas com precioso sangue, como de um cordeiro sem defeito e sem mancha, o sangue de Cristo, o qual, na verdade, foi conhecido ainda antes da fundação do mundo, mas manifesto no fim dos tempos por amor de vós ...
A solução do problema estava sendo revelada. Ao criar Lúcifer, os anjos e o homem, Deus já sabia que tudo isso aconteceria, mas mesmo assim Ele quis seguir em frente. Criou uma solução para o problema ...
· Satanás deseja o lugar de Deus;
· Para ocupar tal posição ele precisa destruir a Deus;
· Para isso ele eliminar a confiança das criaturas no Criador acusando a lei de Deus, que é Seu caráter, de ser injusta e impossível de ser seguida;
· Se Satanás fosse destruído, Deus estaria provando que ele está certo;
· Satanás convence um terço dos anjos Apoc 12:4
· Satanás quer convencer o homem, pois então terá um exército para si, para começar seu reino. (a raça humana tem poder de procriar e satanás não o tem)
· Se não destruir Ele prova que é mentiroso, pois os salário do pecado é a morte Rom 5:8
• Deus teria de encontrar um substituto . . o Este teria que ser um homem
o Teria que ser sem pecado, pois se fosse pecador estaria pagando SEU erro.
o Teria que ser Deus, pois deveria carregar os pecados do mundo todo.
o Teria que fazer isso voluntariamente, caso contrario seria injusto
Ele viveu como qualquer um de nós, com os mesmo sofrimentos, tentações e tristezas. Caso contrário o diabo O acusaria de estar sendo injusto.
Quando Jesus grita "Pai, Pai, por que me abandonastes?" Nesse momento os pecados do mundo caem sobre Ele, ele se toma portador do nosso pecado ... o Pai Se afasta ... a Fonte de Vida se afasta por não suportar o pecado ... e essa dor é maior que a dor física.
João 19:30. Quando gritou "está consumado" Jesus quis dizer que a obra da redenção estava pronta ... Ele assumiu o seu e o meu pecado ... e morre a nossa morte.
o plano da redenção é algo de que o Universo todo se maravilhará para sempre. Ele mostra as conseqüências do pecado, mostra a liberdade da lei de Deus e mostra o amor do Pai para com Suas criaturas.
Isso acontecerá porque nenhum ser criado permitirá qualquer pensamento contrario à vontade de Deus. Isso está profetizado. Deus sabe que será assim e nos disse. As marcas em Jesus estarão para sempre em Suas mãos, pés e Seu lado e serão uma lembrança eterna do amor de Deus e da perfeição da Sua lei e da Sua liberdade. Todos as criaturas escolherão estar com Ele eternamente.

Nós podemos escolher agora.

Estudo 4



- A maioria de nos crê que Deus tem um plano em nossas vidas
- se segurarmos nas mãos de Deus Ele nos guiará pelo caminho
- mas tem alguém que quer nos separar dEle, o inimigo de Deus
- ele quer atingir a Deus e pra isso mira seus ataques em nós
- machucando o filho o pai sofrerá
- para que o ladrão possa sequestrar o filho, este deve estar separado do Pai antes.
- nada pode nos separar de Deus, mas nós mesmos.
- é nossa decisão aceitar ou não os brinquedinhos que nos são oferecidos
A guerra do inimigo de Deus é contra Deus, mas como ele sabe que não pode contra Ele, então tenta nos atrair para longe do Pai, para longe de Deus para que possa nos machucar, destruir nossas vidas, nossos sentimentos. Ele tenta nos deixar contra Deus e dessa forma ele consegue machucar a Deus, através de nós.
Como Deus nunca nos deixaria, ele busca nos convencer para que nós deixemos a
Jó capítulo 1
- O livro começa descrevendo a vida de Jó
- Ele é muito rico, boa vida e fiel a Deus
- Zoom out. Câmeras deixam de focar Jó e se voltam para o universo
- Reunião com os membros da corte divina. Representantes dos mundos
- O que o diabo faz ali?
- Jó 1 :6. Reuniao. Satanas se apresenta como representante desse mundo
- Adao era o representante, mas entregou a Satanás
- Adão nomeou os animais. V c não nomeia o bebê do vizinho, mas o seu.
Gen 1 :26,28. Gen 2: 19
- Jesus o chama o diabo de príncipe desse mundo. João 12:31, João 14:30,
- Jó 1 :8. Deus proclama a justica de Jó, e a nossa sempre que pode, como um pai coruja
- Satanás não aceita
- Quando Deus é por nos ele é contra nos
- Como? Jó 1:9 Por acaso serve a Jó debalde, por nada?
O diabo desafia a lei de Deus, a lei do amor, a lei da graça. Ele acusa Jó de interesseiro e acusa Deus de manipulador. Se o diabo conseguisse provar que o homem segue a Deus apenas por interesse ele estaria provando para todo o universo que a lei e o caráter de Deus são falhos e errados.
- Pior pergunta. Pergunta Satânica.
- Chave: Hinnan= por nada, sem razão, em vão, de graça
-Implica: Isso não existe
- Por acaso Jó não tem interesse? Claro que tem. 10 e 11
- Se alguém serve a Deus de graça: significa por amor.
- Deus lhe dá tudo. Claro que serve. Ele compra a Deus e Deus o compra de volta
Satanás está vindo com a idéia, você não o serve por tua causa, pq ele Te ama como pessoa, como amigo, mas você O serve pq você precisa de sua benção ... você O serve pelo que Ele está te dando.
- Satanás esta usando a mesma idéia que tinha no início: A lei de Deus não funciona:
- quando percebi isso pela 1 a. Vez me assustei
- quais os meus objetivos?
- O lojista me trata bem por comissão
- Politico. Pega as crianças só nas eleições
- nós dizemos: Guardo todos os mandamentos e Deus não me dá o que peço
- Jovem rico. Guardava tudo, mas seu coração não estava em Jesus. Me segue, me
- Nao é o comportamento de Jó que Satanás questiona
- Quando o comportamento é bom ele nao tem do que falar
- Corno, então, ele pode atacar? Atacando os motivos.
- Ele diz: Jó faz certo, mas o motivo é errado, é egoísta.
- Pq essa pergunta é tao satanica?
Se alguém quer te machucar muito, o melhor jeito é vir e atacar os motivos de suas ações.
- Verso 11. Estenda a mao e toque o que têm, e ele blasfemará.
- Satanás diz: Toque. Deus diz você pode fazer. Deus não nos machuca.
- Satanás diz: Quando Jó não tiver nada, só o Senhor, cuspirá em Tua face.
- Satanás diz: Quando ele não receber nada, blasfemará.
Qual o objetivo de servirmos a Deus?
- Diante de Deus e do universo, meus motivos devem ser claros·
'" Em Ausvits, pior campo de concentração foi encontrado um pixacaçã .. Deus estava aqui. No pior dos guetos acharam: Eu creio no sol, mesmo não o vendo, creio no amor, mesmo não sentindo, creio em Deus, mesmo Ele estando em silêncio. Isso mostra fé em um Deus pessoal.
- Silencioso e invisível muitas vezes, sempre esteve ali. Jo nao entendeu, mas confiou.
As vezes julgamos a Deus. Julgamos os motivos de Deus. Pq Ele não faz isso ou aquilo na minha vida? Mas não precisamos julgar os motivos de Deus, afinal Ele já nos mostrou através de longo tempo e dificuldades que Seus motivos são puramente o amor. Jesus veio e morreu por nós, por nada, mas para nos oferecer Sua graça.
Você é capaz de amá-Lo de graça? Quais são seus motivos.
Em cada coisa que fizermos em nossa vida, avaliemos nossos motivos ... mas lembremos ... tudo o que Ele fez, foi por amor ...

Estudo 3

O que é cristianismo?

Na última aula aprendemos um pouco sobre quem é Deus, aprendemos um pouco também sobre o Espírito Santo e como Ele age nas nossas vidas. E hoje vamos aprender um pouco mais sobre Jesus.
Por quê devemos conhecer a Jesus? João 1: 18, João 12:45, João 14:8-10
Ao conhecermos Jesus, Seu caráter, a maneira como Ele tratava as pessoas, conheceremos a Deus. Jesus veio para revelar Deus ao homem, Jesus era Deus no meio da humanidade. Ao aprendermos sobre Jesus poderemos quebrar vários conceitos errados que temos sobre Deus. Muitas vezes agimos do jeito que agimos porque pensamos que Deus espera isso ou aquilo de nós, mas estamos errados, por não conhecermos a Deus.
11 de setembro de 2000 as Torres Gêmeas de NY foram destruídas e varias pessoas foram mortas. Tudo porque algumas pessoas pensaram que estavam servindo a Deus.
Lucas 19. Aqui temos a história de Zaqueu
Zaqueu era publicano, cobrador de impostos. Ele cobrava impostos do seu povo para entregar para o inimigo do seu povo, a nação romana. Ele era considerado traidor, ladrão e mentiroso.
Nesse ponto ele estava certo, pois cristianismo é querer ver quem é Jesus. Não apenas ver, mas conhecer. Muitas vezes pensamos que religião é uma lista de regras que devo fazer ou devo evitar, quando na verdade a Bíblia nunca disse isso. Ela disse que cristianismo é relacionamento.
Quando as pessoas se casam elas não se casam com atributos da outra pessoa. Não se tem uma lista do que gosto na minha esposa, mas tenho amor. O amor é desenvolvido com o tempo e o relacionamento. Não me caso em um dia, mas preciso de tempo para conhecer, me relacionar e então passo a amar a pessoa cada vez mais.
A Bíblia fala da volta de Jesus como o noivo vindo buscar a noiva. Jesus é o noivo e seu povo é a noiva. Será que a noiva está gastando algum tempo para conhecer o noivo?
Analisemos a parábola das 10 virgens, em Mateus 25. Ao baterem na porta do Céu pedindo para entrar, Jesus responde às 5 virgens tolas: não as conheço. Isso mostra que o ponto central do cristianismo não é o que fazemos, mas o quanto O conhecemos.
Então não precisamos fazer nada? Não há necessidade de regras? Não há necessidade de obediência?
Ilustração: Você não consegue ficar dormindo quando traz em seu bolso o único remédio para a dor das pessoas que ama. Andar SOkm no temporal não te entristece quando você o faz para estar perto de alguém que ama. Trabalhar extra para fazer uma festa de aniversário para seu filho não parece tão difícil. Quando você ama você age. Seguir a lei que Deus colocou para me trazer para mais perto dEle é uma conseqüência do nosso relacionamento.
Jesus disse que o maior mandamento é amar a Deus sobre todas as coisas e o segundo maior é amar ao próximo como a ti mesmo, mas Ele não anulou os outros ... disse que desse provem todos os outros, pois quando amo, faço.
Verso 3 do capitulo 19 - aqui vemos que Zaqueu não conseguiu ver quem era Jesus, mas não por causa de sua estatura e sim por causa da multidão.
o cego de Jericó - Lucas 19:35-43
Vemos que esse homem era cego e pedia esmolas. Mas quando ele percebeu que Jesus ia passando pelo caminho começou a gritar para que Jesus pudesse vir e curá-Io. As pessoas que estavam em volta, ou seja, a multidão, o repreendia e dizia para que ele se calasse. Mas o cego não deu ouvidos à multidão e gritou até que Jesus ouviu e se aproximou dele.

A mulher com fluxo de sangue - Marcos 5:24-34

Este trecho mostra que havia uma multidão comprimindo Jesus. Mas mesmo assim uma mulher com hemorragia a 12 anos, provavelmente muito fraca e debilitada, arrastou-se por entre a multidão ate alcançar Jesus.
o paralítico no telhado - Marcos 2:1-12
Nessa história vemos um paralítico que estava sendo levado por seus amigos, mas mesmo assim não conseguiam ver Jesus por causa da multidão que bloqueava o caminho. Mas o desejo deste homem, bem corno de seus amigos, era tão grande que fizeram um buraco no telhado da casa e desceram o paralítico através deste vão até chegar aos pés de Jesus.
Em todos estes trechos vemos que a multidão atrapalha o encontro da pessoa com Cristo. O mais interessante é que essa multidão era o povo de Deus, formada de pessoas que faziam parte do povo escolhido de Deus, eram pessoas que freqüentavam a mesma sinagoga de Jesus, pessoas que tinham a mesma religião de Jesus. Pessoas que deveriam estar preocupadas em trazer os necessitados até junto de Cristo. O que estamos fazendo como multidão? Como estamos tratando as pessoas? Como cristãos estamos tendo a sensibilidade suficiente? Ou será que estamos trabalhando como a multidão do tempo de Jesus, que se julgava juiz da nação, escolhendo quem tem e quem não tem o direito de vir ate Jesus?
Mas por outro lado vemos que Zaqueu tomou a decisão errada. Ele se deixou influenciar e aceitou a decisão da multidão. Ele permitiu que a multidão indicasse o que ele deve fazer. Ele deveria ter agido como os personagens das outras historias, que apesar da multidão, buscam e chegam até Jesus. Eles enfrentam a multidão, os desafios, as limitações físicas, o cansaço, a cegueira, a dor. .. para chegarem até Jesus. E eles o fazem porque sabem que a única solução para a vida deles é Jesus. uantas vezes permitimos que a moda, a pressão do grupo, o cansaço ... nos afastem de Jesus?
Zaqueu sobe em urna árvore e se contenta em ver Jesus de longe. Mas essa não é a vontade dEle. Ele quer ver Zaqueu de perto. Ao passar debaixo da árvore onde Zaqueu se encontra Jesus diz o que esta escrito no verso 5 de Lucas 19. Jesus não fez o que a multidão queria que Ele fizesse, Jesus não o repreendeu para envergonhá-lo diante de todos. Jesus não mencionou as regras quebradas ou ordenou que ele devolvesse o dinheiro roubado ... Jesus simplesmente Se convidou para entrar em sua casa.
Jesus Se convida para entrar em nossa casa, em nossa vida, mas a decisão é nossa. Jesus nunca força a entrada e nem ordena que você arrume sua casa, sua vida antes de Sua visita. Ele quer que o aceitemos do jeito que estamos.
Imediatamente Zaqueu desce da árvore e aceita o convite de Jesus. Verso 8 mostra que ele não consegue continuar com seu pecado e resolve devolver o dinheiro roubado e ainda oferecer mais aos pobres, pois é impossível andar de mãos dadas com Jesus e com o pecado ao mesmo tempo.
Que possamos aceitar o Seu convite, de entrar em nossas vidas, do jeito que estamos.

Estudo 2

Deus e a oração

Quem é Deus? Ele realmente existe?
Quantos deuses existem?
Quando Deus nasceu?
Quem veio primeiro? Pai, Filho ou Espírito Santo? Qual é o papel de cada um?
Como posso me comunicar com Deus? O que devo fazer para isso?

Deut. 6:4 ;
Ouve, ó Israel; o Senhor nosso Deus é o único Senhor.

Efésios 4:6
Há um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos.

No AT os povos vizinhos costumavam ter vários deuses. Cada deus tinha uma função diferente. Uns cuidavam da colheita, outros do plantio, outros da chuva, outros da fertilidade de pessoas e animais.
O mais interessante é que de acordo com as histórias dos outros povos, esses deuses criam o homem para trabalhar para eles, ou para se divertirem com eles, mas na história do Deus de Israel, o homem é criado para ser amado.

Algumas pessoas não crêem em Deus.

Teoria do Big Bang –

Fato X Teoria –

Tudo aquilo que pode ser provado mais de uma vez pode ser chamado de fato ou lei. Exemplo: Gravidade. Ela pode ser provada todos os dias, logo é uma lei, a lei da gravidade, algo que não pode ser quebrado ou mudado. O universo é regido por leis fixas que permitem o perfeito funcionamento do mesmo. Ex: Movimentos de rotação e translação da Terra, Mudanças dos estados físicos da água conforme diferentes temperaturas, etc.

Tudo aquilo que aconteceu apenas uma única vez e não pode ser comprovado é chamado de teoria. Ex: Teoria do Big Bang.

Os cientistas tentam entender o que aconteceu, mas não podem provar.

Na teoria do Big Bang, tudo o que existe hoje se originou de uma grande explosão. Dessa explosão saíram todos os planetas, bem como o material para nossa vida. A vida começou por acaso quando alguns componentes essenciais se juntaram por acaso.
Na teoria da Criação, Deus criou tudo o que existe e mantém tudo em perfeito funcionamento.

Mas vamos trazer a ciência para uma amostra prática:

Imagine que você me encontra na rua e ao me cumprimentar percebe que estou usando um relógio novo e muito bonito. Então você me pergunta onde foi que eu comprei. “Você nem vai acreditar como consegui esse relógio! Vou te contar. Um dia eu estava caminhando pela rua quando de repente ouvi um barulho. Quando olhei para trás vi que a fabrica de engrenagem havia explodido. No meio da confusão e do fogo percebi que vários dos matérias estavam voando por toda parte. Imediatamente, do outro lado da rua, a fabrica de baterias explodiu e todas as baterias voaram. Ao mesmo tempo a fabrica de pulseiras, que ficava perto dali, também explodiu e as pulseiras voaram por toda parte. Eu fiquei apavorado com tamanha coincidência e enquanto corria para tentar escapar olhei para cima e vi que toda aquela tralha estava no ar... e vi que a bateria bateu com as engrenagens, que colidiu com a pulseira e então caiu um relógio novinho bem na minha mão. E funcionando com a data e hora já certinhos.

Podemos dar risada dessa historia maluca, mas ela foi exagerada de propósito. Todo projeto exige um projetista. O relógio deve ser idealizado, desenhado e construído por alguém. Não qualquer pessoa, mas um profissional. A mente humana é incrivelmente mais complexa do que um relógio. Os sistemas, os órgãos, a pele, o olho... tudo funcionando perfeitamente em harmonia e sincronia aponta para um projetista.

A terra, se estivesse alguns centímetros mais perto do sol, nos queimaria e se estivesse alguns mais longe nos congelaria... E como podemos explicar que ela se encontra na posição correta por acaso... seria como jogar na loteria mil vezes e ganhar mil vezes seguidas.

Evolução, vídeo.
Darwin era filho de pastor, e queria provar para o mundo que sua teoria da evolução era correta, que a vida foi evoluindo aos poucos ao longo de milhares e milhares de anos.

Ilustração da ratoeira: Como pode uma ratoeira evoluir? Se primeiro aparece a mola e depois de milhões de anos o gancho e depois... ela não tem funcionalidade ate estar completa. Como pode o ser humano funcionar por milhões de anos incompleto? Como pode o olho ter qualquer objetivo se ainda não se desenvolveu a córnea, ou ainda falta o nervo que leva a informação ao cérebro? Darwin disse: “Quando paro e penso no olho, fico apavorado.”

Deus é um Deus eterno. E se não entendemos Sua eternidade isso não O faz menos eterno e poderoso. O fato de eu não conseguir explicar para os peixes do meu aquário como funciona a internet, isso não significa que ela não exista. Mas muitas vezes somos tão arrogantes e queremos medir Deus com nossa própria insignificância e por isso não conseguimos, e nos afastamos dEle.

Deus, um Deus triuno.

O que é o ES? E qual Sua função? João 14:26, João 14:18, João 16:8, João 15:16

Jesus vem ate nós através do ES. Apoc 3:20

Efésios 4:30 mostra que se nos afastarmos do ES Ele não pode fazer Seu trabalho em nós... o de João 16:8, 13

Gálatas 5:6 não por obras, mas pela fé que atua pelo amor.
Prov 10:12... o ES me ajuda a cobrir o erro com o amor. O ES não inibe minha vontade, mas Ele trabalha me convencendo... Ele me mostra o caminho e diz que se eu quiser, pode me ajudar chegar lá.

Brigo com minha irmã. Sei que ela está errada e foi necessário levantar a voz, foi necessário mostrar que ela estava errada, mas ela não entende. Claro que ao levantar a voz dela, ela me tira do sério e acabo falando coisas que não deveria, mas ela falou primeiro. A briga dura 1 hora onde nos ofendemos e nos maltratamos. Ao ir embora meu orgulho me impede de voltar. Minha lógica me mostra que não preciso voltar, mas o ES fala que isso é desnecessário e posso colocar tudo de lado para poder simplesmente te-la ao meu lado de novo. O ES não vai mudar a situação, mas me oferece ajuda. Se eu aceitar Ele me ajuda a vencer o amargo que há dentro de mim.

Mas a primeira decisão é minha, a de deixar o ES entrar em meu ser

Gálatas 5:18, o ES guia meu coração e já não preciso da lei me fazendo de escravo. Pois a lei está dentro do meu coração.

Estudo 1

A Bíblia

Imagine a seguinte cena. A pessoa que você mais ama com quem você tem passado os melhores anos da sua vida, com quem você tem dividido as melhores e mais importantes experiências liga para você no meio da aula. Você atende ao telefone e a pessoa diz que precisa urgentemente te contar uma coisa. Você tenta fazer com que ela fale o tema do assunto para que você possa se preparar, mas ela diz que tem que ser pessoalmente e mais ... tem que ser agora. Você pega o seu carro e se dirige a casa dela. Ao se sentarem no sofá ela te diz: "Fulano, é o seguinte, minha empresa está me enviando para as ilhas Galápagos fazer umas pesquisas e ficarei por lá por 5 anos. Durante esses 5 anos eu não terei acesso a telefone ou internet e você não me verá até que eles terminem.
Você fica triste e até tenta argumentar, mas não há maneira de fazer com que a pessoa fique. Ela realmente tem que ir. Você a leva para o aeroporto caminha com ela ainda sema creditar no que está acontecendo até que um guarda te barra e diz que ali é o ultimo lugar onde vocês estarão juntos. A pessoa te abraça e desaparece.
Os dias passam e a dor da saudade é quase insuportável.
Um dia, quando você está distraidamente fazendo suas coisas, houve alguém batendo na porta.
Adivinhe quem é? Exato, o carteiro.
Ele trás uma carta. Quando você olha o remetente percebe que é aquela pessoa quem te escreveu. Então você sobe as escadas correndo e entra no seu quarto, abre a carta rapidamente e vê que são 10 folhas frente e verso. Então você percebe que vai demorar para terminar de ler e resolve jantar primeiro, certo? Não, claro que não, você fica ainda mais feliz por perceber o carinho e a dedicação da pessoa por você. Você praticamente devora a carta ... e depois que terminou você a joga no lixo, pois não precisa ler urna carta repetida, certo? Não você lê de novo e de novo, e cada vez que você lê você descobre algo novo, algo a mais ... agora você consegue até imaginar as expressões da pessoa ao escrever, imagina em quais partes ela deu risada ... você não apenas lê a carta, mas agora você sente a carta ... e assim, você chega mais perto da pessoa que a escreveu, mesmo que esta esteja a milhas e milhas de distância.

Qual a importância que você tem dado a esta carta, a Bíblia?

Esta é a carta de Deus para nós. Através dela podemos saber à história do povo de Deus, das profecias ... através dela podemos saber como Deus planejou Seu próprio nascimento, Seus propósitos e motivos. Através dessa carta podemos não apenas saber, mas conhecer sobre Deus.

Sumário:

· Seu melhor amigo viaja. Vc quer ler sua carta
· O que aconteceria se ele voltasse e vc não tivesse lido?
· Deus nos deixou uma carta;· Quanto tempo temos dedicado a ela?

Mas então você me diz: "Ok, até acredito que Deus tenha Se preocupado com tudo isso, mas quem me garante que posso confiar na Bíblia?

Perguntas:

· Quem escreveu a Bíblia foram homens! Quem garante que não foi sabotada?
· Quem me garante que ela não é bem mais nova do que diz ser? Alguém pode tê­-la escrito há uns 500 anos atrás, dizendo que é um autor de 2000 anos atrás e escrevendo sobre o passado como se fosse o futuro!
· Mesmo que ela seja correta e antiga, quem me garante que ela não foi alterada através das várias e várias cópias que foram feitas?

Algumas respostas bíblicas:

II Timóteo 3: 16

"Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para repreensão, para correção, para a educação na justiça.”

II Pedro I: 20 e 21

"Sabendo, primeiramente, isto: que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação;
Porque nunca qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens [santos](separados por Deus) falaram da parte de Deus. Movidos pelo Espírito Santo.

Salmos 119:105

"Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz para os meus caminhos.”

Lucas 24:27

"E começando por Moisés e todos os profetas, interpretou-lhes em toda a Escritura, o que a Ele dizia respeito.”

Jesus e os apóstolos citaram 1378 vezes o AT.

Algumas respostas lógicas internas:

· Perfeita harmonia em 1600 anos com 40 autores diferentes - A Bíblia começou a ser escrita1500 anos antes de Cristo e seu último livro foi escrito 100 anos depois de Cristo.
o A Bíblia nunca se contradiz - Muitas vezes começamos algo e mudamos de idéia no caminho. Mas 40 pessoas vivendo em épocas diferentes, costumes diferentes, culturas diferentes não se contradizem em nada ao escreverem a Bíblia.
o Universal- serve para todos os povos em todas as épocas.
o Indestrutível. - Foi o livro mais perseguido, mas ainda é o maior best seller do mundo.
o Todas as suas profecias se cumprem - Nenhum outro adivinhador conseguiu isso. Nostradamus acertou apenas 11 % do que previu.

Algumas respostas científicas externas:

· Isaias 40: 22 diz que a terra é redonda.
· Jó 26:7 diz que a terra flutua sobre o nada.
· Jó 28:25 diz que o ar tem peso.
· Povo de Israel, provado pela arqueologia o povo mais avançado da época.
Lições de saúde, regras sociais, descanso da terra. Todas vindas de Deus.
· A Bíblia fala do dilúvio, mas se buscarmos na literatura da época vemos muitos povos relatando também um dilúvio. Com as escavações de Henry Layard, foi achado um poema em tabuas de barro, escritas em cuneiforme, contando sobre um lendário Gilgamesh. Poema babilônico.
· Werner Keller escreveu "A Bíblia tinha razão", onde coloca lado a lado essa história com a do dilúvio:
O épico de Gilgamesh foi publicado na Europa na mesma época de Darwin, o que levou muitos a olharem para o achado babilônico como prova incontestável da veracidade da Bíblia.
Na história recontada aqui, Gilgamés é avisado sobre o dilúvio por Utnapishtim, um homem que ganhou a imortalidade, e como o Noé bíblico, também passou salvo pelas águas do dilúvio. Em seu relato do dilúvio, ele diz que o deus criador favoreceu-o, ordenando-lhe que construísse um barco (cf. Gn 6.13-17). Neste barco ele levou sua I família, tesouros e todas as criaturas vivas (cf. Gn 6.18-22; 7.1-16), escapando assim da tempestade enviada pelos céus que destruiu o restante da humanidade (cf. Gn 7.17-23). De acordo com seus cálculos, a tempestade acabou no sétimo dia, e a terra seca apareceu no décimo segundo dia (cf. Gn 7.24) quando o barco veio repousar sobre o monte Nisir, no Curdistão (ao invés do bíblico monte Ararate, na Turquia)".
Sabemos que a tradição do dilúvio, pelo menos a lembrança dele, é comum a todos os povos do mundo, com exceção dos polinésios. Esta mesma tradição, nanada no Gênesis, era comum tanto aos babilônios, assírios, persas, egípcios, gregos, italianos, quanto às cidades-Estado da Ásia Menor - sem mencionar os povos do Mediterrâneo, Golfo Pérsico, Mar Cáspio e até mesmo Índia e China.
Seria fácil explicar a propagação da história de um dilúvio e da "arca dos escolhidos" na Ásia, pelas grandes rotas das caravanas. Porém, como explicar que os nórdicos e os celtas tenham histórias semelhantes? Imagine então explicar a semelhança entre as histórias dos povos americanos, as quais nanam um dilúvio e embarcações vindas do oriente ...

· Teoria da criação. Enuma Elish. - Lenda babilônica sobre a criação da Terra. Muito parecido com a história da criação em Gênesis.

· Manuscritos de Qumran.

No início de 1947, dois jovens beduínos estavam cuidando de seu rebanho de ovelhas e cabras nas encostas dos penhascos alinhados ao Mar Morto, perto de Qumran. Um deles estava procurando um animal desgarrado, viu uma caverna sobre a montanha e jogou uma pedra em sua abertura. Naquele momento, escutou um jarro se quebrar e, curioso, entrou na caverna. Ali, dentro de um jarro, estavam sete grandes rolos de couro contendo Livros da Bíblia do Velho Testamento - as cópias mais antigas conhecidas - e outros manuscritos, escritos entre o Século II AEC e o ano 68 EC. Foi a maior descoberta arqueológica do Século XX.
Nenhuma criatura - peixes, algas marinhas ou plantas - vive no Mar Morto. Ele é o lago mais salgado do mundo. A região é uma das mais inóspitas do globo, com uma atmosfera seca e quente, com temperaturas médias variando entre 30 e 40 graus Celsius. O Mar Morto é o ponto mais baixo da Terra, cerca de 400 metros abaixo do nível do mar. Foram esses fatores especiais que preservaram os Pergaminhos até os nossos dias.
E tudo isso foi descoberto bem na época em que Deus estava sendo colocado na parede. Na época em que os cientistas estavam argumentando mais e mais sobre a evolução e sobre crer na ciência ao invés da bíblia.
Essas foram as cópias mais antigas descobertas. E ao compararem perceberam que a cópia que temos nas mãos hoje é exatamente igual às cópias escritas a mais de 2 mil anos atrás. O livro de Isaías estava praticamente intacto ... e todos os outros livros do AT, exceto Ester, possuía fragmentos entre os encontrados nas cavernas.
14 manuscritos diferentes de Deuteronômio, 12 manuscritos de Isaías, e 10 manuscritos dos Salmos
Cada um de nós temos formas diferentes de crer. Alguns precisam de mais argumentos, outros de menos ... e não há problema nisso, pois Deus provê tudo o que necessitamos para termos a certeza de que Sua palavra é infalível.

O erro é não procurarmos.

domingo, 16 de novembro de 2008

Porta Preta

Em muitas ocasiões da vida perdemos grandes oportunidades porque temos medo de arriscar!
Um espião foi capturado e sentenciado a morte por um general do exército persa. Esse general era conhecido por usar um estranho e cruel método de condenação. O que ele fazia? Ele deixava que o condenado escolhesse a sua própria sorte. O condenado podia escolher passar por uma porta preta, ou enfrentar o pelotão de fuzilamento. Quando se aproximou a hora da sentença do espião o general ordenou que ele fosse trazido para uma última e breve entrevista, cujo propósito era saber a resposta para a fatídica pergunta:
- O que você decidiu?
- Quer passar pela porta preta ou prefere encarar o esquadrão de fogo? Não era uma resposta fácil de dar, e o espião hesitou, mas logo disse que preferiria encarar o esquadrão de fogo. Minutos depois, um ruído de tiros indicou que a sentença fora cumprida. Então o general, arrumando as suas botas, virou-se para o seu ajudante e disse:
- Assim é a maioria dos homens! Eles sempre preferem o caminho conhecido ao desconhecido. Ter medo do desconhecido, disse ele, é uma característica do ser humano. Foi nesse momento que o ajudante perguntou:
- O que existe atrás da porta preta?
- É a liberdade, e são poucos os que passam por ela. Arriscar-se é uma das marcas dos grandes campeões. São pessoas que sempre estão sonhando mais alto, que não se conformam com a estagnação, com a mesmice.
Você sempre passa por situações em que poderia arriscar mais. Elimine da sua mente os argumentos que a grande maioria usa como desculpas para os seus contínuos fracassos:
Não vou tentar porque é muito difícil. Isso não é para o meu nível!
Não vou estudar porque vai faltar dinheiro.
Não vou começar porque sei que não vou terminar.
Não vou me arriscar porque tem 3.000 candidatos para 30 vagas.
Então que argumentos você tem usado diante dos desafios no trabalho, na universidade ou nos relacionamentos? Qual sua escolha?
Uma das frases mais melancólicas na língua portuguesa é: "Se apenas..." Se apenas eu tivesse tentado um pouco mais.
Coloque hoje no seu coração ser uma pessoa mais determinada e corajosa, e nunca esqueça que com Deus você pode todas as coisas porque Ele criou você para o sucesso e para a felicidade!

" Porque meu pai pelejou por vós e, arriscando a vida, vos livrou das mãos dos midianitas." Juízes 9:17.