A Bíblia
Imagine a seguinte cena. A pessoa que você mais ama com quem você tem passado os melhores anos da sua vida, com quem você tem dividido as melhores e mais importantes experiências liga para você no meio da aula. Você atende ao telefone e a pessoa diz que precisa urgentemente te contar uma coisa. Você tenta fazer com que ela fale o tema do assunto para que você possa se preparar, mas ela diz que tem que ser pessoalmente e mais ... tem que ser agora. Você pega o seu carro e se dirige a casa dela. Ao se sentarem no sofá ela te diz: "Fulano, é o seguinte, minha empresa está me enviando para as ilhas Galápagos fazer umas pesquisas e ficarei por lá por 5 anos. Durante esses 5 anos eu não terei acesso a telefone ou internet e você não me verá até que eles terminem.
Você fica triste e até tenta argumentar, mas não há maneira de fazer com que a pessoa fique. Ela realmente tem que ir. Você a leva para o aeroporto caminha com ela ainda sema creditar no que está acontecendo até que um guarda te barra e diz que ali é o ultimo lugar onde vocês estarão juntos. A pessoa te abraça e desaparece.
Os dias passam e a dor da saudade é quase insuportável.
Um dia, quando você está distraidamente fazendo suas coisas, houve alguém batendo na porta.
Adivinhe quem é? Exato, o carteiro.
Ele trás uma carta. Quando você olha o remetente percebe que é aquela pessoa quem te escreveu. Então você sobe as escadas correndo e entra no seu quarto, abre a carta rapidamente e vê que são 10 folhas frente e verso. Então você percebe que vai demorar para terminar de ler e resolve jantar primeiro, certo? Não, claro que não, você fica ainda mais feliz por perceber o carinho e a dedicação da pessoa por você. Você praticamente devora a carta ... e depois que terminou você a joga no lixo, pois não precisa ler urna carta repetida, certo? Não você lê de novo e de novo, e cada vez que você lê você descobre algo novo, algo a mais ... agora você consegue até imaginar as expressões da pessoa ao escrever, imagina em quais partes ela deu risada ... você não apenas lê a carta, mas agora você sente a carta ... e assim, você chega mais perto da pessoa que a escreveu, mesmo que esta esteja a milhas e milhas de distância.
Qual a importância que você tem dado a esta carta, a Bíblia?
Esta é a carta de Deus para nós. Através dela podemos saber à história do povo de Deus, das profecias ... através dela podemos saber como Deus planejou Seu próprio nascimento, Seus propósitos e motivos. Através dessa carta podemos não apenas saber, mas conhecer sobre Deus.
Sumário:
· Seu melhor amigo viaja. Vc quer ler sua carta
· O que aconteceria se ele voltasse e vc não tivesse lido?
· Deus nos deixou uma carta;· Quanto tempo temos dedicado a ela?
Mas então você me diz: "Ok, até acredito que Deus tenha Se preocupado com tudo isso, mas quem me garante que posso confiar na Bíblia?
Perguntas:
· Quem escreveu a Bíblia foram homens! Quem garante que não foi sabotada?
· Quem me garante que ela não é bem mais nova do que diz ser? Alguém pode tê-la escrito há uns 500 anos atrás, dizendo que é um autor de 2000 anos atrás e escrevendo sobre o passado como se fosse o futuro!
· Mesmo que ela seja correta e antiga, quem me garante que ela não foi alterada através das várias e várias cópias que foram feitas?
Algumas respostas bíblicas:
II Timóteo 3: 16
"Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para repreensão, para correção, para a educação na justiça.”
II Pedro I: 20 e 21
"Sabendo, primeiramente, isto: que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação;
Porque nunca qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens [santos](separados por Deus) falaram da parte de Deus. Movidos pelo Espírito Santo.
Salmos 119:105
"Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz para os meus caminhos.”
Lucas 24:27
"E começando por Moisés e todos os profetas, interpretou-lhes em toda a Escritura, o que a Ele dizia respeito.”
Jesus e os apóstolos citaram 1378 vezes o AT.
Algumas respostas lógicas internas:
· Perfeita harmonia em 1600 anos com 40 autores diferentes - A Bíblia começou a ser escrita1500 anos antes de Cristo e seu último livro foi escrito 100 anos depois de Cristo.
o A Bíblia nunca se contradiz - Muitas vezes começamos algo e mudamos de idéia no caminho. Mas 40 pessoas vivendo em épocas diferentes, costumes diferentes, culturas diferentes não se contradizem em nada ao escreverem a Bíblia.
o Universal- serve para todos os povos em todas as épocas.
o Indestrutível. - Foi o livro mais perseguido, mas ainda é o maior best seller do mundo.
o Todas as suas profecias se cumprem - Nenhum outro adivinhador conseguiu isso. Nostradamus acertou apenas 11 % do que previu.
Algumas respostas científicas externas:
· Isaias 40: 22 diz que a terra é redonda.
· Jó 26:7 diz que a terra flutua sobre o nada.
· Jó 28:25 diz que o ar tem peso.
· Povo de Israel, provado pela arqueologia o povo mais avançado da época.
Lições de saúde, regras sociais, descanso da terra. Todas vindas de Deus.
· A Bíblia fala do dilúvio, mas se buscarmos na literatura da época vemos muitos povos relatando também um dilúvio. Com as escavações de Henry Layard, foi achado um poema em tabuas de barro, escritas em cuneiforme, contando sobre um lendário Gilgamesh. Poema babilônico.
· Werner Keller escreveu "A Bíblia tinha razão", onde coloca lado a lado essa história com a do dilúvio:
O épico de Gilgamesh foi publicado na Europa na mesma época de Darwin, o que levou muitos a olharem para o achado babilônico como prova incontestável da veracidade da Bíblia.
Na história recontada aqui, Gilgamés é avisado sobre o dilúvio por Utnapishtim, um homem que ganhou a imortalidade, e como o Noé bíblico, também passou salvo pelas águas do dilúvio. Em seu relato do dilúvio, ele diz que o deus criador favoreceu-o, ordenando-lhe que construísse um barco (cf. Gn 6.13-17). Neste barco ele levou sua I família, tesouros e todas as criaturas vivas (cf. Gn 6.18-22; 7.1-16), escapando assim da tempestade enviada pelos céus que destruiu o restante da humanidade (cf. Gn 7.17-23). De acordo com seus cálculos, a tempestade acabou no sétimo dia, e a terra seca apareceu no décimo segundo dia (cf. Gn 7.24) quando o barco veio repousar sobre o monte Nisir, no Curdistão (ao invés do bíblico monte Ararate, na Turquia)".
Sabemos que a tradição do dilúvio, pelo menos a lembrança dele, é comum a todos os povos do mundo, com exceção dos polinésios. Esta mesma tradição, nanada no Gênesis, era comum tanto aos babilônios, assírios, persas, egípcios, gregos, italianos, quanto às cidades-Estado da Ásia Menor - sem mencionar os povos do Mediterrâneo, Golfo Pérsico, Mar Cáspio e até mesmo Índia e China.
Seria fácil explicar a propagação da história de um dilúvio e da "arca dos escolhidos" na Ásia, pelas grandes rotas das caravanas. Porém, como explicar que os nórdicos e os celtas tenham histórias semelhantes? Imagine então explicar a semelhança entre as histórias dos povos americanos, as quais nanam um dilúvio e embarcações vindas do oriente ...
· Teoria da criação. Enuma Elish. - Lenda babilônica sobre a criação da Terra. Muito parecido com a história da criação em Gênesis.
· Manuscritos de Qumran.
No início de 1947, dois jovens beduínos estavam cuidando de seu rebanho de ovelhas e cabras nas encostas dos penhascos alinhados ao Mar Morto, perto de Qumran. Um deles estava procurando um animal desgarrado, viu uma caverna sobre a montanha e jogou uma pedra em sua abertura. Naquele momento, escutou um jarro se quebrar e, curioso, entrou na caverna. Ali, dentro de um jarro, estavam sete grandes rolos de couro contendo Livros da Bíblia do Velho Testamento - as cópias mais antigas conhecidas - e outros manuscritos, escritos entre o Século II AEC e o ano 68 EC. Foi a maior descoberta arqueológica do Século XX.
Nenhuma criatura - peixes, algas marinhas ou plantas - vive no Mar Morto. Ele é o lago mais salgado do mundo. A região é uma das mais inóspitas do globo, com uma atmosfera seca e quente, com temperaturas médias variando entre 30 e 40 graus Celsius. O Mar Morto é o ponto mais baixo da Terra, cerca de 400 metros abaixo do nível do mar. Foram esses fatores especiais que preservaram os Pergaminhos até os nossos dias.
E tudo isso foi descoberto bem na época em que Deus estava sendo colocado na parede. Na época em que os cientistas estavam argumentando mais e mais sobre a evolução e sobre crer na ciência ao invés da bíblia.
Essas foram as cópias mais antigas descobertas. E ao compararem perceberam que a cópia que temos nas mãos hoje é exatamente igual às cópias escritas a mais de 2 mil anos atrás. O livro de Isaías estava praticamente intacto ... e todos os outros livros do AT, exceto Ester, possuía fragmentos entre os encontrados nas cavernas.
14 manuscritos diferentes de Deuteronômio, 12 manuscritos de Isaías, e 10 manuscritos dos Salmos
Cada um de nós temos formas diferentes de crer. Alguns precisam de mais argumentos, outros de menos ... e não há problema nisso, pois Deus provê tudo o que necessitamos para termos a certeza de que Sua palavra é infalível.
O erro é não procurarmos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário