O que é cristianismo?
Na última aula aprendemos um pouco sobre quem é Deus, aprendemos um pouco também sobre o Espírito Santo e como Ele age nas nossas vidas. E hoje vamos aprender um pouco mais sobre Jesus.
Por quê devemos conhecer a Jesus? João 1: 18, João 12:45, João 14:8-10
Ao conhecermos Jesus, Seu caráter, a maneira como Ele tratava as pessoas, conheceremos a Deus. Jesus veio para revelar Deus ao homem, Jesus era Deus no meio da humanidade. Ao aprendermos sobre Jesus poderemos quebrar vários conceitos errados que temos sobre Deus. Muitas vezes agimos do jeito que agimos porque pensamos que Deus espera isso ou aquilo de nós, mas estamos errados, por não conhecermos a Deus.
11 de setembro de 2000 as Torres Gêmeas de NY foram destruídas e varias pessoas foram mortas. Tudo porque algumas pessoas pensaram que estavam servindo a Deus.
Lucas 19. Aqui temos a história de Zaqueu
Zaqueu era publicano, cobrador de impostos. Ele cobrava impostos do seu povo para entregar para o inimigo do seu povo, a nação romana. Ele era considerado traidor, ladrão e mentiroso.
Nesse ponto ele estava certo, pois cristianismo é querer ver quem é Jesus. Não apenas ver, mas conhecer. Muitas vezes pensamos que religião é uma lista de regras que devo fazer ou devo evitar, quando na verdade a Bíblia nunca disse isso. Ela disse que cristianismo é relacionamento.
Quando as pessoas se casam elas não se casam com atributos da outra pessoa. Não se tem uma lista do que gosto na minha esposa, mas tenho amor. O amor é desenvolvido com o tempo e o relacionamento. Não me caso em um dia, mas preciso de tempo para conhecer, me relacionar e então passo a amar a pessoa cada vez mais.
A Bíblia fala da volta de Jesus como o noivo vindo buscar a noiva. Jesus é o noivo e seu povo é a noiva. Será que a noiva está gastando algum tempo para conhecer o noivo?
Analisemos a parábola das 10 virgens, em Mateus 25. Ao baterem na porta do Céu pedindo para entrar, Jesus responde às 5 virgens tolas: não as conheço. Isso mostra que o ponto central do cristianismo não é o que fazemos, mas o quanto O conhecemos.
Então não precisamos fazer nada? Não há necessidade de regras? Não há necessidade de obediência?
Ilustração: Você não consegue ficar dormindo quando traz em seu bolso o único remédio para a dor das pessoas que ama. Andar SOkm no temporal não te entristece quando você o faz para estar perto de alguém que ama. Trabalhar extra para fazer uma festa de aniversário para seu filho não parece tão difícil. Quando você ama você age. Seguir a lei que Deus colocou para me trazer para mais perto dEle é uma conseqüência do nosso relacionamento.
Jesus disse que o maior mandamento é amar a Deus sobre todas as coisas e o segundo maior é amar ao próximo como a ti mesmo, mas Ele não anulou os outros ... disse que desse provem todos os outros, pois quando amo, faço.
Verso 3 do capitulo 19 - aqui vemos que Zaqueu não conseguiu ver quem era Jesus, mas não por causa de sua estatura e sim por causa da multidão.
o cego de Jericó - Lucas 19:35-43
Vemos que esse homem era cego e pedia esmolas. Mas quando ele percebeu que Jesus ia passando pelo caminho começou a gritar para que Jesus pudesse vir e curá-Io. As pessoas que estavam em volta, ou seja, a multidão, o repreendia e dizia para que ele se calasse. Mas o cego não deu ouvidos à multidão e gritou até que Jesus ouviu e se aproximou dele.
A mulher com fluxo de sangue - Marcos 5:24-34
Este trecho mostra que havia uma multidão comprimindo Jesus. Mas mesmo assim uma mulher com hemorragia a 12 anos, provavelmente muito fraca e debilitada, arrastou-se por entre a multidão ate alcançar Jesus.
o paralítico no telhado - Marcos 2:1-12
Nessa história vemos um paralítico que estava sendo levado por seus amigos, mas mesmo assim não conseguiam ver Jesus por causa da multidão que bloqueava o caminho. Mas o desejo deste homem, bem corno de seus amigos, era tão grande que fizeram um buraco no telhado da casa e desceram o paralítico através deste vão até chegar aos pés de Jesus.
Em todos estes trechos vemos que a multidão atrapalha o encontro da pessoa com Cristo. O mais interessante é que essa multidão era o povo de Deus, formada de pessoas que faziam parte do povo escolhido de Deus, eram pessoas que freqüentavam a mesma sinagoga de Jesus, pessoas que tinham a mesma religião de Jesus. Pessoas que deveriam estar preocupadas em trazer os necessitados até junto de Cristo. O que estamos fazendo como multidão? Como estamos tratando as pessoas? Como cristãos estamos tendo a sensibilidade suficiente? Ou será que estamos trabalhando como a multidão do tempo de Jesus, que se julgava juiz da nação, escolhendo quem tem e quem não tem o direito de vir ate Jesus?
Mas por outro lado vemos que Zaqueu tomou a decisão errada. Ele se deixou influenciar e aceitou a decisão da multidão. Ele permitiu que a multidão indicasse o que ele deve fazer. Ele deveria ter agido como os personagens das outras historias, que apesar da multidão, buscam e chegam até Jesus. Eles enfrentam a multidão, os desafios, as limitações físicas, o cansaço, a cegueira, a dor. .. para chegarem até Jesus. E eles o fazem porque sabem que a única solução para a vida deles é Jesus. uantas vezes permitimos que a moda, a pressão do grupo, o cansaço ... nos afastem de Jesus?
Zaqueu sobe em urna árvore e se contenta em ver Jesus de longe. Mas essa não é a vontade dEle. Ele quer ver Zaqueu de perto. Ao passar debaixo da árvore onde Zaqueu se encontra Jesus diz o que esta escrito no verso 5 de Lucas 19. Jesus não fez o que a multidão queria que Ele fizesse, Jesus não o repreendeu para envergonhá-lo diante de todos. Jesus não mencionou as regras quebradas ou ordenou que ele devolvesse o dinheiro roubado ... Jesus simplesmente Se convidou para entrar em sua casa.
Jesus Se convida para entrar em nossa casa, em nossa vida, mas a decisão é nossa. Jesus nunca força a entrada e nem ordena que você arrume sua casa, sua vida antes de Sua visita. Ele quer que o aceitemos do jeito que estamos.
Imediatamente Zaqueu desce da árvore e aceita o convite de Jesus. Verso 8 mostra que ele não consegue continuar com seu pecado e resolve devolver o dinheiro roubado e ainda oferecer mais aos pobres, pois é impossível andar de mãos dadas com Jesus e com o pecado ao mesmo tempo.
Que possamos aceitar o Seu convite, de entrar em nossas vidas, do jeito que estamos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário