segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Estudo 5

A Origem do Mal e o Plano da Redenção


De onde veio o mal? Deus criou o mal?
Por que Deus permitiu que o mal existisse?
Assim diz o Senhor Deus: Tu eras o selo da perfeição, cheio de sabedoria e perféito em formosura. Esteve no Éden, jardim de Deus; cobrias-te de toda pedra preciosa: a cornalina, o topázio, o ônix, a crisólita, o berilo, o jaspe, a safira, a granada, a esmeralda e o ouro. Em ti se faziam os teus tambores e os teus pifaros; no dia em que foste criado foram preparados.
Eu te coloquei com o querubim da guarda; estiveste sobre o monte santo de Deus; andaste no meio das pedras afogueadas.
Perfeito êras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que em ti se achou iniqüidade.
Deus criou todos os seres. Porém os criou perfeitos e sem mancha do mal ou pecado. Lúcifer era o anjo mais alto, o principal dos anjos. O maior abaixo de Deus.
Salmo 89: 14 - Justiça e juízo são a base do teu trono; benignidade e verdade vão adiante de ti.
Ezequiel 28:15 - Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado,
até que em ti se achou iniqüidade.
Ezequiel 28: 17 - Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei; diante dos reis te pus, para que te contemplem.
Isaias 14:13-14 - E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono; e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do norte; subirei acima das alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.
A palavra Lúcifer significa portador de luz. Ele foi criado para ser líder e foi criado livre. No inicio ele tinha pleno prazer em fazer a vontade de Deus. Seus dons e sua sabedoria eram usadas para a criação das mais espetaculares músicas e arranjos no céu.
Mas ele era livre. E um dia ele sentiu que poderia ocupar um posto acima do posto em que ocupava. No princípio esse pensamento era pequeno e inofensivo. Ele sentiu vergonha de expressá-Io. Mas Lúcifer não se livrou dele. Ele continuou alimentando um sentimento pequenino e aparentemente inofensivo.
Provérbios 16: 18 - A soberba precede a destruição, e a altivez do espírito precede a queda.
Seu orgulho cresceu a tal ponto que ele já não podia suportar. Começou então a usar sua influência e sabedoria para convencer os anjos de que Deus poderia estar sendo injusto não entregando a ele a posição merecida.
Alguns anjos se recusaram a ouvir e outros viram muito sentido e razão no que ele dizia.
I Por que Deus permitiu? Por que Deus não interrompeu o crescimento do mal?
Deus permitiu que Lúcifer expressasse suas idéias. Ele era livre para pensar e se expressar.
· Se Deus tivesse impedido os anjos poderiam dizer: Lúcifer tinha razão, pois Deus tem medo de que enxerguemos a verdade.
· Se Deus destruísse Lúcifer os anjos diriam: Devemos servir a Deus e nunca discordar, pois do contrário seremos destruídos.
Ilustração: Um homem não pode comprar uma arma e pedir sua noiva em casamento. A decisão de viver ao lado de alguém é gerada a partir do amor. Amor apenas existe onde há liberdade.
I Se Deus é onisciente e sabia o que Lúcifer faria, por que o criou?
Se Deus não o criasse por saber que ele pecaria, Deus estaria tirando a liberdade. Seria como se Deus dissesse: Te dou liberdade de escolha, mas se você não escolher o bem não vou te criar.
I Mas ninguém saberia ...
Porem, isso seria contra o caráter de Deus. Deus não pode nos enganar. Essa é uma arma que Deus não pode usar. Ele usa apenas a verdade.
A única saída seria permitir que o diabo mostrasse suas idéias e dar a liberdade para que os seres criados escolhessem.
Mateus 13:24-30 Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao homem que semeou boa semente no seu campo; mas, enquanto os homens dormiam, veio o inimigo dele, semeou joio no meio do trigo, e retirou-se. Quando, porém, a erva cresceu e começou a espigar, então apareceu também o joio. Chegaram, pois, os servos do proprietário, e disseram-lhe: Senhor, não semeaste no teu campo boa semente? Donde, pois, vem o joio? Respondeu-lhes: Algum inimigo é quem fez isso. E os servos lhe disseram: Queres, pois, que vamos arrancá-lo? Ele, porém, disse: Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis com ele também o trigo. Deixai crescer ambos juntos até a ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceiféiros: Ajuntai primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; o trigo, porém, recolhei-o no meu celeiro.
Ao escolherem se separar da Fonte da Vida, escolheram a morte. A escolha trouxe conseqüências. Uma delas foi a mudança física. Não poderiam mais habitar no Céu.
Apoc 12:7 - Então houve guerra no céu: Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão. E o dragão e os seus anjos batalhavam, mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou no céu. E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, que se chama o Diabo e Satanás, que engana todo o mundo; foi precipitado na terra, e os seus anjos foram precipitados com ele.
Deus cria o mundo e as coisas que nele há. O verbo bará usado para cada uma de Suas criações é o mesmo e significa fazer. Mas quando Deus cria o homem Ele usa um verbo diferente, Gen 2:7 que significa modelar. A mudança de verbos mostra uma mudança de importância.
Mas o homem também deveria ter a liberdade de seguir outro caminho. O Édem, que significa delicia, oferecia tudo o que o homem precisava. E Deus colocou a oportunidade da desobediência, a escolha para outro caminho.
Gen 2: 16-17 - Ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim podes comer livremente;mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dessa não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
Deus explicou a conseqüência. Morreriam porque se afastariam da Fonte de Vida. Morreriam como conseqüência de uma escolha. Deus usa a verdade, mas o diabo usa a mentira.

Gên 3: 1 -6 (leia com atenção esse trecho e analise as considerações)O diabo usa o animal mais lindo, a serpente. Usa as palavras de Deus e as distorce para que a mulher sinta a necessidade de defender a Deus e assim continuar a conversa. Deus não precisa de advogado. O diabo continua usando verdades misturadas com mentiras. É certo que não morrereis (a morte não seria imediata) e ele prova isso com suas próprias ações.Ele mesmo come da fruta. Muitas vezes a lógica do diabo parece perfeita aos nossos olhos e ele nos convencerá se não estivermos perfeitamente alicerçados em Deus. O diabo usa com ela o mesmo pecado que havia nascido em seu coração, o desejo de ser como Deus, o orgulho, a inveja.
· Serpentes não deveriam falar. Sua curiosidade a levou ate algo que era sobrenatural. Ela deveria perguntar a Deus sobre o estranho fenômeno.
· Ela percebeu que a serpente falava contra Deus e permaneceu ali ouvindo e conversando
· Ela alimentou a idéia de ser igual a Deus
Não havia veneno ou magia na árvore. Ela era apenas a porta de entrada para o caminho contrário a Deus. Ela era um símbolo da decisão de NÃO seguir a Deus.
Da mesma forma o homem sofre conseqüências e é expulso do Édem. Sua vida muda e ele perde o contato que tinha com Deus, mas Deus não o abandona. Ele já tinha um plano e esse plano é revelado ao universo pela primeira vez.
Gên 3: 15 - Porei inimizade entre tí e a mulher, e entre a tua descendência e a sua descendência; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.
I Pedro 1:18-20 ... sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver, que por tradição recebestes dos vossos pais, mas com precioso sangue, como de um cordeiro sem defeito e sem mancha, o sangue de Cristo, o qual, na verdade, foi conhecido ainda antes da fundação do mundo, mas manifesto no fim dos tempos por amor de vós ...
A solução do problema estava sendo revelada. Ao criar Lúcifer, os anjos e o homem, Deus já sabia que tudo isso aconteceria, mas mesmo assim Ele quis seguir em frente. Criou uma solução para o problema ...
· Satanás deseja o lugar de Deus;
· Para ocupar tal posição ele precisa destruir a Deus;
· Para isso ele eliminar a confiança das criaturas no Criador acusando a lei de Deus, que é Seu caráter, de ser injusta e impossível de ser seguida;
· Se Satanás fosse destruído, Deus estaria provando que ele está certo;
· Satanás convence um terço dos anjos Apoc 12:4
· Satanás quer convencer o homem, pois então terá um exército para si, para começar seu reino. (a raça humana tem poder de procriar e satanás não o tem)
· Se não destruir Ele prova que é mentiroso, pois os salário do pecado é a morte Rom 5:8
• Deus teria de encontrar um substituto . . o Este teria que ser um homem
o Teria que ser sem pecado, pois se fosse pecador estaria pagando SEU erro.
o Teria que ser Deus, pois deveria carregar os pecados do mundo todo.
o Teria que fazer isso voluntariamente, caso contrario seria injusto
Ele viveu como qualquer um de nós, com os mesmo sofrimentos, tentações e tristezas. Caso contrário o diabo O acusaria de estar sendo injusto.
Quando Jesus grita "Pai, Pai, por que me abandonastes?" Nesse momento os pecados do mundo caem sobre Ele, ele se toma portador do nosso pecado ... o Pai Se afasta ... a Fonte de Vida se afasta por não suportar o pecado ... e essa dor é maior que a dor física.
João 19:30. Quando gritou "está consumado" Jesus quis dizer que a obra da redenção estava pronta ... Ele assumiu o seu e o meu pecado ... e morre a nossa morte.
o plano da redenção é algo de que o Universo todo se maravilhará para sempre. Ele mostra as conseqüências do pecado, mostra a liberdade da lei de Deus e mostra o amor do Pai para com Suas criaturas.
Isso acontecerá porque nenhum ser criado permitirá qualquer pensamento contrario à vontade de Deus. Isso está profetizado. Deus sabe que será assim e nos disse. As marcas em Jesus estarão para sempre em Suas mãos, pés e Seu lado e serão uma lembrança eterna do amor de Deus e da perfeição da Sua lei e da Sua liberdade. Todos as criaturas escolherão estar com Ele eternamente.

Nós podemos escolher agora.

Nenhum comentário: