quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Estudo 7

Para onde vão os que morrem?

O fascinante relato descrito a seguir, é do livro The Rest of the Story, de Paul Harvey. "Foi na lama e lodo de uma turfeira em um terreiro de fazenda Kemigawa, uns 40 quilômetros a sudeste de Tóquio que uma turma de operários deu com uma surpreendente descoberta. Os arqueólogos correram para o local. A quase seis metros de profundidade eles tinham encontrado os restos de uma canoa - e algo mais. Um arqueólogo desceu ao buraco, chegou lá embaixo, afastou a terra com as mãos e, então, gritando, recuou.
Outros se aproximaram. Passaram momentos de suspense. Chegou-se à conclusão de que somente um cientista em todo o Japão estaria qualificado para trabalhar ali, Dr. Ichiro Ohga.
O Dr. Ohga correu de Tóquio para o local da escavação. Ao olhar atentamente para dentro da turfeira, seus olhos descobriram o segredo e seu pulso acelerou. "Aquilo está adormecido? Ou está ... possivelmente vivo?"
Ficou decidido que essa descoberta deveria ser removida para algum lugar seguro, para que não voltasse à vida. Esses cientistas tinham ouvido de répteis gigantescos descobertos em turfe iras, e mamutes presos em camadas de gelo, com pele e órgãos perfeitamente preservados. Mas agora eles pareciam ter descoberto algo de milhares de anos passados - e ainda vivo.
Não conhecemos os detalhes de como a descoberta foi levada para a segurança de um laboratório. Sabemos que chegou lá - e em quatro dias sob condições climáticas criadas em laboratório havia movimento perceptível. Operadores cinematográficos foram convocados para gravar essa ressurreição inédita. A comunidade científica do Japão foi alertada para a surpresa de que havia restos de vida do tempo dos Césares de Roma. Um ser vivo tinha sobrevivido do Japão pré-histórico."
O que haviam eles encontrado naquele deposito de turfa?
Quase seis metros debaixo da terra, aninhada nos restos fossilizados de uma canoa, uma semente adormecida, não germinada, aparentemente sem vida, de 2.000 anos de idade. E depois de quatro dias, um broto. Depois de catorze meses, uma delicada flor de Lotus cor-de-rosa.
Aquela semente que adormeceu na época em que Jesus morreu - estava agora desperta.

Os faraós

Os faraós gastavam grande parte das suas riquezas nas construções das pirâmides. Uma delas levou mais de 20 anos para ser construída. Mas porque eles aplicavam tanto nesses empreendimentos? As pirâmides eram túmulos, feitos para o faraó e talvez alguns de sua família. Eles acreditavam que depois de que perdiam a vida aqui na terra, ainda poderiam, se os preparativos fossem feitos de forma devida, passarem para outra vida. A ambição pela eternidade provocava tudo isso.

O desejo de viver

A morte é uma inimiga. Ela não estava no plano original para este mundo. É uma estranha, uma intrusa. Mesmo depois de tantos anos de ciência e conhecimento o ser humano não aprendeu a lidar com a morte ... Porque ele não foi feito para morrer.
Mas se o homem não foi feito para morrer, para onde vai depois que sai dessa vida?
O que acontece com a sua alma?
Para onde vão os espíritos?

A Bíblia faz uma pergunta muito importante:

“Morrendo o homem, porventura tornará a viver?...” (Jô 14:14)

Somente a Bíblia pode responder à pergunta de Jó. Vamos ao livro das origens onde vemos a história da criação da raça humana:

"Então formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra, e lhe soprou nas narinas o fôlego da vida, e o homem passou a ser alma vivente. " (Gênesis 2:7)
O que é alma vivente?

A palavra Alma

Nenbesb - hebraico

Alma vivente - Gen 2:7
Pessoa - Gen 14:21, Num 5:6
Eu, - Gen27:4
Vida - Gen 9:4-5, I Sam 19:5
Vida animal - Gen 1:20,24 ; 2:19
A alma é sujeita à morte - Ezeq 18:4; Salm78:50

Psique - grego

Vida ou vidas - Mat. 2:20; 6:25
Pessoa - Atos 7:1;27:37
Emoções - Mc 14:34;Lc 2:35
Mente - Atos 14:2; Fil. 1:27
Sujeita à morte - Mat. 10:28; Apoc. 16:3

A Bíblia nunca se referiu a palavra alma como algo fora do corpo, ou uma manifestação sobrenatural, mas sempre se referindo a pessoas.

Na Bíblia alma vivente é o mesmo que pessoa viva!

Deus forma o homem de pó. A matéria principal do ser humano é carbono, o qual também é a matéria principal da terra.

O pó da terra não sente, nem pensa, nem tem sentimentos, mas é apenas pó. Da mesma forma o sopro é apenas sopro, mas quando Deus os une, surge a alma vivente, ou pessoa viva.

Pó + sopro de Deus = Alma vivente

Este é o relato divino da formação da vida. Agora vemos como a Bíblia descreve processo contrário.

" E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu.” ( Eclesiastes 12:7)

Mas o que é espírito?

A palavra Espírito

Ruach - hebraico

Vento ou fogo - Gen 8:I;As 146:4
Vitalidade - Juizes 15:19; J6 10:12
Coragem, ânimo - Jos 2:11, Num 21:4

Pneuma - grego

Sentimento - Rom. 8:15; IITim. 1:7
Personalidade - Gal. 6:1; IICor 12:18
Consciência - Atos. 17:16;Efe. 4:23

Nenhum texto da Bíblia se refere a espírito ou alma como entidades inteligentes e capazes de existência própria, fora do corpo.

Vemos que no NT a palavra espírito está mais voltada a ser um sinônimo de personalidade.

Alma vivente – sopro da vida = pó da terra.

O que acontece aos pensamentos e sentimentos de uma pessoa quando esse espírito volta a Deus? Está ela consciente? A Bíblia responde a esta pergunta:

" Sai-lhes o fôlego, ele retoma à sua terra; naquele mesmo dia perecem seus pensamentos. " (Salmo 146:4, KJV)

Mas e a alma? E o espírito?

Vemos que ambos na Bíblia são sinônimos de pessoa viva.

Luz = lâmpada + eletricidade
Ao separarmos a eletricidade da lâmpada não teremos mais a luz. A lâmpada continua no mesmo lugar. A eletricidade continua sendo produzida, mas sem a união de ambas não há luz.

Muitas vezes oramos pelos que não estão mais entre nós. Outra vezes acendemos velas para que encontrem a luz. Ou mesmo fazemos coisas para que possam descansar em paz.
Mas a bíblia é bem clara com relação a eles.

"Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais, que não tem esperança I Tessalonicenses 4:13

A Bíblia chama a morte de sono.

Às vezes vemos as palavras "Descansa" em uma lápide. Isto é bíblico. Jesus ensinou que os mortos estão dormindo. Lemos sobre isto no capítulo 11 de João.

"Isto dizia, e depois lhes acrescentou: Nosso amigo Lázaro adormeceu, mas vou despertá-lo. Disseram-lhe, pois, os discípulos: Senhor, se dorme, estará salvo. Jesus, porém, falava com respeito à morte de Lázaro; mas eles supunham que tivesse falado do repouso do sono. Então Jesus Ihes disse claramente: Lázaro morreu." (João 11: 11-14)

Jesus disse que Lázaro estava dormindo. Depois disse que Lázaro estava morto. Estava Ele se contradizendo? É claro que não! As duas afirmações tinham o mesmo significado.

"Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, porque a sua memória jaz no esquecimento. " (Eclesiastes 9:5)

Na verdade essa é uma mensagem de conforto, pois se os que deixam essa vida fossem direto para o Céu, como poderia ser ali um lugar de tranqüilidade se a mãe sabe que seus filhos choram por ela na terra? Ou o marido sabendo que sua esposa passa por dificuldades? E se nós soubéssemos que aqueles que se foram estão em algum lugar sofrendo, como poderíamos continuar nossa vida tranqüilos?

"Os seus filhos recebem honras, e ele o não sabe; são humilhados, e ele o não percebe. " (Jó 14:21)

Davi é mencionado como amigo de Deus, mas bíblia diz que ele não foi para o Céu:

"Porque Davi não subiu aos céus. mas ele mesmo declara,' Disse o Senhor ao meu Senhor:
Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos por estrado dos teus pés. " (Atos 2:34, 35)

Jesus dirigiu-se à sepultura e chamou Lázaro. Disse Ele: "Lázaro, vem para fora." Ele não disse:"Lázaro, desce do Céu", ou "Lázaro, sobe do purgatório", ou "Lázaro, sobe do inferno", ou "Lázaro, retoma do mundo dos espíritos." Ele chamou Lázaro da sepultura.

Se Lázaro merecia ser ressuscitado por Cristo provavelmente ele era uma boa pessoa. E então deveria ter ido para o Céu, mas se estivesse no Céu não creio que gostaria de voltar para esta Terra, logo Jesus não estaria fazendo um favor e sim um desfavor a ele.

A promessa

"Eis que vos digo um mistério: Nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque é necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e que o corpo mortal se revista da imortalidade." (1 Coríntios 15:51-53)

Qual seria o propósito de uma ressurreição se os mortos já estivessem no Céu, ou no inferno ou no purgatório? Se os mortos não estão mortos, por que necessitamos da promessa de uma ressurreição? Em outra passagem diz Paulo:

"Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais, que não tem esperança. Pois se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará juntamente em sua companhia os que dormem. Ora, ainda vos declaramos, por palavra do Senhor, isto: nós, os vivos, os que ficarmos até à vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que dormem. Porque o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor. Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras." (I Tessalonicenses 4:13-18)

O ladrão na Cruz

Disse Jesus:

"Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo. " (Mateus 10:28)

Não precisamos ter medo da morte do corpo, mas da morte do nosso relacionamento com Deus.

Não disse Jesus ao ladrão na cruz que eles estariam juntos no paraíso no dia da crucifixão? Se Jesus realmente disse que ambos iriam para o Céu naquele dia, temos dois problemas. Em primeiro lugar, o ladrão não morreu naquela sexta-feira à tarde. Diz a Bíblia:

"Então os judeus, para que no sábado não ficassem os corpos na cruz, visto como era a preparação, pois era grande o dia daquele sábado, rogaram a Pilatos que se lhes quebrassem as pernas, e fossem tirados. Os soldados foram e quebraram as pernas ao primeiro, e ao outro que com ele tinha sido crucificado; chegando-se, porém, a Jesus, como vissem que já estava morto, não lhe quebraram as pernas." (João 19:31-33)

Eles quebraram as pernas dos ladrões, quando foram tirados da cruz, para impedi-Ios de fugirem. Segundo os costumes da época, seriam levados para o depósito de lixo da cidade e ali deixados para morrer de fome e infecção.

A Bíblia não somente indica que o ladrão na cruz não morreu naquela sexta-feira à tarde, mas também diz que Jesus não foi para o Céu naquele dia. Quando Maria Madalena O encontrou no horto, na manhã da ressurreição, Ele lhe disse que ainda não tinha subido para o Pai.

"Recomendou-lhe Jesus: Não me detenhas; porque ainda não subi para meu Pai, mas vai ter com os meus irmãos, e dize-lhes: Subo para meu Pai e vosso Pai, para meu Deus e vosso Deus." (João 20:17)

Se o ladrão não morreu naquele dia, e se Jesus não foi para o Céu naquele dia, por que disse Jesus: "Hoje estarás comigo no paraíso"? (Lucas 23:43) O problema está na omissão de uma vírgula. Uma vírgula pode mudar o significado de uma sentença. A vírgula foi posta na Bíblia pelos tradutores. Não havia nenhuma vírgula no manuscrito grego original.

O que Jesus realmente disse ao ladrão na cruz foi: "Em verdade te digo hoje, que estarás comigo no paraíso." Ele estava dizendo: "Hoje, quando tudo parece estar perdido; hoje, quando até mesmo Meus discípulos fugiram; hoje Eu te digo que estarás comigo no Paraíso."

Objetivo do engano

Faz alguma diferença o que eu creio a respeito da morte? Venha comigo a uma cena no Jardim do Éden. Deus havia dito aos nossos primeiros pais:

"Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás." (Gênesis 2:17)

O diabo veio em seguida e contradisse a Deus. Disse ele: "É certo que não morrereis." (Gênesis 3:4) Ele ainda diz a mesma coisa. Ele diz que as pessoas realmente não morrem. Continuam a viver de uma forma ou de outra. Inventou numerosas teorias acerca da transmigração das almas, reencarnação e comunicação com os mortos. Ele é a causa da morte, e é de seu interesse negar a existência dela.

Deus diz: "Certamente morrerás." Satanás diz: " É certo que não morrereis." Esta é a interpretação diabólica das palavras de Deus. Você e eu temos de decidir em quem devemos crer, em Deus ou no diabo. Você acha que faz alguma diferença em quem nós cremos?

João 14 nos traz a maior de todas as esperanças ... Jesus está preparando um lugar para nós, onde poderemos nos encontrar com aqueles que tanto amamos e de quem tanto sentimos falta. Jesus mesmo Se entregou em nosso favor para que pudéssemos ter a vida eterna.

Nenhum comentário: