segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Estudo 2

Deus e a oração

Quem é Deus? Ele realmente existe?
Quantos deuses existem?
Quando Deus nasceu?
Quem veio primeiro? Pai, Filho ou Espírito Santo? Qual é o papel de cada um?
Como posso me comunicar com Deus? O que devo fazer para isso?

Deut. 6:4 ;
Ouve, ó Israel; o Senhor nosso Deus é o único Senhor.

Efésios 4:6
Há um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos.

No AT os povos vizinhos costumavam ter vários deuses. Cada deus tinha uma função diferente. Uns cuidavam da colheita, outros do plantio, outros da chuva, outros da fertilidade de pessoas e animais.
O mais interessante é que de acordo com as histórias dos outros povos, esses deuses criam o homem para trabalhar para eles, ou para se divertirem com eles, mas na história do Deus de Israel, o homem é criado para ser amado.

Algumas pessoas não crêem em Deus.

Teoria do Big Bang –

Fato X Teoria –

Tudo aquilo que pode ser provado mais de uma vez pode ser chamado de fato ou lei. Exemplo: Gravidade. Ela pode ser provada todos os dias, logo é uma lei, a lei da gravidade, algo que não pode ser quebrado ou mudado. O universo é regido por leis fixas que permitem o perfeito funcionamento do mesmo. Ex: Movimentos de rotação e translação da Terra, Mudanças dos estados físicos da água conforme diferentes temperaturas, etc.

Tudo aquilo que aconteceu apenas uma única vez e não pode ser comprovado é chamado de teoria. Ex: Teoria do Big Bang.

Os cientistas tentam entender o que aconteceu, mas não podem provar.

Na teoria do Big Bang, tudo o que existe hoje se originou de uma grande explosão. Dessa explosão saíram todos os planetas, bem como o material para nossa vida. A vida começou por acaso quando alguns componentes essenciais se juntaram por acaso.
Na teoria da Criação, Deus criou tudo o que existe e mantém tudo em perfeito funcionamento.

Mas vamos trazer a ciência para uma amostra prática:

Imagine que você me encontra na rua e ao me cumprimentar percebe que estou usando um relógio novo e muito bonito. Então você me pergunta onde foi que eu comprei. “Você nem vai acreditar como consegui esse relógio! Vou te contar. Um dia eu estava caminhando pela rua quando de repente ouvi um barulho. Quando olhei para trás vi que a fabrica de engrenagem havia explodido. No meio da confusão e do fogo percebi que vários dos matérias estavam voando por toda parte. Imediatamente, do outro lado da rua, a fabrica de baterias explodiu e todas as baterias voaram. Ao mesmo tempo a fabrica de pulseiras, que ficava perto dali, também explodiu e as pulseiras voaram por toda parte. Eu fiquei apavorado com tamanha coincidência e enquanto corria para tentar escapar olhei para cima e vi que toda aquela tralha estava no ar... e vi que a bateria bateu com as engrenagens, que colidiu com a pulseira e então caiu um relógio novinho bem na minha mão. E funcionando com a data e hora já certinhos.

Podemos dar risada dessa historia maluca, mas ela foi exagerada de propósito. Todo projeto exige um projetista. O relógio deve ser idealizado, desenhado e construído por alguém. Não qualquer pessoa, mas um profissional. A mente humana é incrivelmente mais complexa do que um relógio. Os sistemas, os órgãos, a pele, o olho... tudo funcionando perfeitamente em harmonia e sincronia aponta para um projetista.

A terra, se estivesse alguns centímetros mais perto do sol, nos queimaria e se estivesse alguns mais longe nos congelaria... E como podemos explicar que ela se encontra na posição correta por acaso... seria como jogar na loteria mil vezes e ganhar mil vezes seguidas.

Evolução, vídeo.
Darwin era filho de pastor, e queria provar para o mundo que sua teoria da evolução era correta, que a vida foi evoluindo aos poucos ao longo de milhares e milhares de anos.

Ilustração da ratoeira: Como pode uma ratoeira evoluir? Se primeiro aparece a mola e depois de milhões de anos o gancho e depois... ela não tem funcionalidade ate estar completa. Como pode o ser humano funcionar por milhões de anos incompleto? Como pode o olho ter qualquer objetivo se ainda não se desenvolveu a córnea, ou ainda falta o nervo que leva a informação ao cérebro? Darwin disse: “Quando paro e penso no olho, fico apavorado.”

Deus é um Deus eterno. E se não entendemos Sua eternidade isso não O faz menos eterno e poderoso. O fato de eu não conseguir explicar para os peixes do meu aquário como funciona a internet, isso não significa que ela não exista. Mas muitas vezes somos tão arrogantes e queremos medir Deus com nossa própria insignificância e por isso não conseguimos, e nos afastamos dEle.

Deus, um Deus triuno.

O que é o ES? E qual Sua função? João 14:26, João 14:18, João 16:8, João 15:16

Jesus vem ate nós através do ES. Apoc 3:20

Efésios 4:30 mostra que se nos afastarmos do ES Ele não pode fazer Seu trabalho em nós... o de João 16:8, 13

Gálatas 5:6 não por obras, mas pela fé que atua pelo amor.
Prov 10:12... o ES me ajuda a cobrir o erro com o amor. O ES não inibe minha vontade, mas Ele trabalha me convencendo... Ele me mostra o caminho e diz que se eu quiser, pode me ajudar chegar lá.

Brigo com minha irmã. Sei que ela está errada e foi necessário levantar a voz, foi necessário mostrar que ela estava errada, mas ela não entende. Claro que ao levantar a voz dela, ela me tira do sério e acabo falando coisas que não deveria, mas ela falou primeiro. A briga dura 1 hora onde nos ofendemos e nos maltratamos. Ao ir embora meu orgulho me impede de voltar. Minha lógica me mostra que não preciso voltar, mas o ES fala que isso é desnecessário e posso colocar tudo de lado para poder simplesmente te-la ao meu lado de novo. O ES não vai mudar a situação, mas me oferece ajuda. Se eu aceitar Ele me ajuda a vencer o amargo que há dentro de mim.

Mas a primeira decisão é minha, a de deixar o ES entrar em meu ser

Gálatas 5:18, o ES guia meu coração e já não preciso da lei me fazendo de escravo. Pois a lei está dentro do meu coração.

Nenhum comentário: