sábado, 5 de março de 2011

O Carnaval...

A história do carnaval que hoje mobiliza milhares de pessoas durante o ano tem início controverso: alguns dizem que já existiam comemorações parecidas nas sociedades greco-romanas e egípcias da antiguidade, e outros argumentam que o verdadeiro carnaval nasceu na Idade Média, com o surgimento da Quaresma criada pela igreja Católica.
No ano de 604, o papa Gregório I definiu que, num período do ano, os fiéis deveriam se dedicar exclusivamente às questões espirituais. Seriam 40 dias em que se deveria evitar sexo, carnes vermelhas e festas. Quase quinhentos anos depois, a irmandade católica definiu as datas oficiais da chamada 'Quaresma', e o primeiro dia dela se chamaria ‘quarta-feira de cinzas’.
O que dava o caráter especial ao carnaval era a grande concentração de brincadeiras num mesmo período, a proximidade com a longa abstinência com a Quaresma e o fato de a coisa toda ter dia e hora marcados para acabar”, escreve Felipe Ferreira - pesquisador e escritor sobre canarval brasileiro.
O carnaval hoje é uma festa onde as pessoas não se importam com as consequências dos seus atos; se envolvendo assim com mulheres, homens, bebidas, drogas...  aproveitando tudo o que essa data tem a oferecer e assim destruindo vidas... o futuro de muitos filhos, sonhos de muitos pais... lares... famílias...
E como reconstruir essas vidas ??????

Nenhum comentário: