terça-feira, 21 de abril de 2009

Candelabro de ouro.





Símbolo da santificação pela fé.


Aquele que é a luz do mundo. Não existe santificação sem a luz de Cristo e sua palavra. Símbolo também de revelação.

Localizava-se em frente a mesa dos pães Ex 40:24.
Em certo sentido, o "castiçal" representava ao povo de Deus como a luz moral e espiritual do mundo, em forma individual (Mt 5:14-16; Fl 2:15) e como igreja (Ap 1:12, 20). Representava também o poder do Espírito Santo para iluminar a igreja (Zc 4:2-6; Ap 4: 5).
João que conheceu o íntimo com Deus escreveu, "Mas se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu filho, nos purifica de todo pecado" (1Jo 1:7).
Hoje, os cristãos são os únicos refletores da luz de Cristo para um mundo perdido e agonizante. Muito freqüentemente esta luz (dos cristãos) é vagamente perceptível porque é escondida debaixo de um alqueire (Mt 5:15), são como abajures.
O ouro no candelabro pintou a verdadeira fé que os cristãos deviam possuir.
O candelabro iluminou outras mobílias, a mesa dos pães e o altar de incenso. A luz iluminou a mesa do qual se recebe alimento diário. Só é pelo ministério de Espírito que os cristãos podem entender perfeitamente a Bíblia (1Co 1:10-14) e recebe devida nutrição. A luz também iluminou o altar de incenso, de forma que poderiam ver e oferecer o incenso da oração a Deus. Sem a devida luz os sacerdotes teriam escuridão. O espírito santo leva nossas orações ininteligíveis, insuficientes, e fracas corretamente ao trono de Deus e corretamente expressas são nossas necessidades (Rm 8:26-27).
Diariamente os sacerdotes removiam qualquer material morto no pavio que poderia impedir a luz de iluminar bem o ambiente. Os cristãos são o pavio de Deus, e estes não devem permitir que nenhum obstáculo os impeça de brilhar. Enquanto a luz estiver brilhando o pavio não será visto, mas se a luz sai, apenas o pavio carbonizado e preto é notado. Se nosso pavio estiver defeituoso, o óleo do espírito santo não poderá fluir por nós, causando a luz de Cristo para finalmente iluminar.

Jesus Cristo é a luz do mundo (Jo 8:12; 9:5).

Nenhum comentário: