segunda-feira, 27 de abril de 2009

Estudo 15

As leis e o selo de Deus.

O lugar mais sagrado do acampamento era onde estava o tabernáculo
O lugar mais sagrado do tabernáculo era o ambiente do santíssimo.
O objeto mais sagrado do santíssimo era a arca, dentro da qual se encontravam as tábuas da Lei de Deus.

Toda lei é uma expressão do caráter dos governantes. A lei humana normalmente é o resultado de um propósito meditado, de um objetivo para o país, da intenção de como os habitantes daquele país devem se comportar para alcançar esse objetivo. A lei portanto indica personalidade, define e revela.

Quando Deus mandou construírem o tabernaculo tinha como ponto principal mostrar para o povo a importância da Sua lei.
Foi a transgressão da lei que tornou necessário o sistema de sacrifícios. Foi o pecado contra a lei de Deus que deu inicio ao ritual no tabernaculo.

Pecado é a transgressão da lei!

Céu – A lei de Deus era perfeita. Lúcifer quis mudar essa lei. Achou que poderia criar uma nova lei. Sua primeira declaração era que Deus não deveria ser adorado unicamente como o único Deus.
Terra – Deus já havia colocado leis para o homem. Não como um livro de regras que deve ser seguido, mas com conversas cheias de carinho e amor. O homem decidiu quebrar essa lei. Gen 3:6
Objetivo de Lúcifer – Se ele pudesse mostrar que a lei de Deus não pode ser seguida nem pelos anjos e nem pelo homem ele poderia convencer mais e mais criaturas a segui-lo e ser o novo deus do universo.

Deus estava encurralado – Se Deus perdoasse o homem estaria provando que Lúcifer estava certo, pois Sua lei é tão ruim que Ele tem que muda-la... e é tão fraca que pode ser mudada.
Mas Deus já havia preparado uma maneira.

O transgressor da lei deve morrer. Mas se alguém que não a transgrediu morrer no lugar do transgressor o castigo já está pago. Jesus morreu a nossa morte para que nós pudéssemos ter a Sua vida. Ele trocou conosco.

Jesus viveu como homem, mas sem pecado. Ele sofreu mais tentações que qualquer homem na terra, pois Lúcifer sabia que se Ele pecasse, não adiantaria mais Seu sacrifício. Mas em nada Ele pecou.

Por isso a lei de Deus é importante. Ela é uma expressão do caráter de Deus. Assim como Deus é imutável, a lei é imutável.


“Eu, o Senhor, não mudo.” – Mal 3:6
‘Em Deus não há mudança e nem sombra de variação. “ Tiago 1:17
“Ele é o mesmo ontem, hoje e eternamente.” Heb 13:8

Essa lei não foi dada apenas no Sinai para o povo de Israel. Vemos que ela já estava em pratica desde a fundação do mundo. Mas foi ali no Sinai que Deus a escreveu com Seu dedo e a deixou muito clara para que todos pudessem entender e se lembrar.

Ela se encontra em Êxodo 20:1-17

Os egípcios haviam quebrado varias dessas leis. Deus queria tirar o povo dali, porque eles estavam perdendo a noção de Deus através da perda de Sua lei.
Caim desagradou a Deus, mentiu para seu irmão, o matou e mentiu para Deus
Antes mesmo da criação do homem no Edem Deus já guardou o primeiro sábado.
Quando Moises tirou o povo do Egito, ele já falou para o povo começar a guardar as leis novamente. Vemos em Êxodo 16 : 4 que Deus já cobrava a guarda do sábado antes mesmo de dar as pedras... isso mostra que essa lei já existia e o povo deveria estar familiarizado com ela.

Essa lei não é arbitraria, não é uma ordem, uma obrigação, mas é a forma que Deus sabe ser necessária para que exista harmonia no Universo. Satanás quebrou essa lei e não foi destruído para que as criaturas de Deus pudessem ver os resultados da quebra e decidirem de que lado eles querem estar.

Muitos dizem que todas essas leis são validas e compreensíveis, mas o quarto mandamento que fala do sábado não é válido, é simbólico ou mesmo não precisa ser levado tão a sério.

Ano – Movimento de translação
Mês – Movimento de translação da lua
Dia – Movimento de rotação da terra
Semana – Instituída por Deus

Na verdade a Bíblia mostra que o sábado é mais uma questão de escolha, assim como a arvore do bem e do mal.
Instituído no Édem – GEN 2: 1-3
Escolha para o povo de Israel – Ex 16:2-5 verso 22-30

Ele não disse sobre o sábado quando o povo quebrou essa lei especifica, mas disse : Até quando recusareis guardar os Meus mandamentos e as Minhas leis?

Sábado = sinal – Ezeq 20:12, 20. Aqui o povo pede ajuda para Deus e Deus reclama. Eles apenas pedem, mas não guardam os estatutos de Deus. Isso mostra que não tem interesse em andar com Deus, mas somente em buscar dEle o que precisam. Deus quer atende-los, mas pede para eles mudarem. Vs 18-20

Esse é o único mandamento que repousa apenas no Assim diz o Senhor. Ele é seguido apenas através da fé.

O sábado é um templo no tempo. Os adoradores de Deus não precisam ir até ele, mas ele vem até nós.

Alguns dizem que essa lei foi quebrada quando Jesus morreu na cruz.

A lei que foi colocada de lado é apenas a lei cerimônia, a lei do sacrifício do Cordeiro. E ainda houve evidencia disso quando o véu se rasgou. O Cordeiro real estava aqui, não precisávamos mais de ilustrações. Mas os dez mandamentos são a expressão do caráter de Deus, já é real. Deus a guardou antes da criação, não deu nenhuma evidencia de que a estava mudando e ainda seus discípulos a guardaram muito depois de Sua ressurreição.

Gên – 2:1-3
Lucas 4:16
Lucas 23:55-56
Tiago 2:10

A lei abolida foi a lei que é sombra das coisas do futuro como o sacrifício, algumas festas... e os sábados cerimoniais. Quando Paulo fala em Colos 2:16-17 ele está falando dos sábados cerimoniais, que faziam parte das festas do santuário. Lev 23.

Ezeq 20:20 – sinal
Apoc 12:17 – a descendência, a queles que guardam os mandamentos
Apoc 14:12
Apoc 7:3 e 4 – os selados na fronte

Selo representa marca. Selo no passado representava poder. Anéis tinham selos que carimbavam uma marca nos documentos fazendo com que eles fossem validos.

Essa marca não é visível, mas a marca nas mãos e na fronte representa nossas decisões e nossas ações.

Nenhum comentário: