quarta-feira, 22 de abril de 2009

O acampamento Israelita

Como estudamos na última lição, o acampamento em volta do santuário era bem organizado, desde seu posicionamento.

Este é o modelo da forma como as doze tribos acampavam.



É interessante notar alguns detalhes quando da marcha do povo.

As bandeiras levadas pelas várias tribos em sua ordem de marcha parecem indicar algum aspecto da obra de Jesus no plano da salvação.

01. Moisés, Arão e os sacerdotes iam na frente, como é natural, levando a Arca de Deus. Estes eram seguidos por Judá, Issacar e Zebulom, sendo que a bandeira de Judá que precedia o grupo tinha em si, desenhada, uma cabeça de leão, representando Jesus como o "Leão da Tribo de Judá" no livro do Ap 5:5.
02. Na ordem seguinte vinha um grupo da tribo de Levi, com os pertences do tabernáculo, sendo seguidos por Rúben, Simeão e Gade. Sua bandeira tinha a face de um homem, representando Jesus como o "Filho do Homem", conforme é apresentado no Evangelho de Lucas.
03. Os coatitas, outro grupo da tribo de Levi, com o mobiliário do santuário, exceto a Arca Sagrada, vinham a seguir, e depois as tribos de Efraim, Manassés e Benjamim. Sua bandeira tinha a cabeça de um boi, representando Jesus como o que leva as cargas humanas, conforme é apresentado no Evangelho de Marcos.
04. Os gersonitas, outra parte da tribo de Levi, vinham a seguir, levando as cortinas e reposteiros do tabernáculo, seguidos pela tribo de Dã, Aser e Naftali. Sua bandeira ostentava uma águia (que tudo vê), representando Jesus como Onipresente e Onisciente, conforme apresentado no Evangelho de João.

Livro de Êxodo, há algumas instruções sobre como construir o santuário.
Nos capítulos 25-30 vemos a "instrução", nos capítulos 36-39 a "construção", no capitulo 40 Deus diz como o santuário deve ser construído.

Nenhum comentário: