quinta-feira, 16 de abril de 2009

Estudo 14

O Santuário e a Lei de Deus

Antes de Israel ter se mudado para o Egito, Deus tinha Seu povo em apenas uma família por vez praticamente. O Deus de Abraão, Isaque e Jacó (que teve seu nome mudado para Israel). Mas no Egito esse pequeno povo começou a se tomar uma grande nação.
Com a escravidão o povo de Israel começou a perder a noção de Deus e Sua lei. O objetivo de Deus era trazer o povo de volta à adoração perfeita.
Isso começa mesmo com o objetivo da saída do Egito.
· Êx 4:23 - deixa ir Meu povo para que Me sirva
· Ex 5:1 - deixa ir Meu povo para me celebrar uma festa
· Ex 5:3 - para oferecer sacrifício
Pouco antes da décima praga Moisés diz para o povo matar o Cordeiro e passar o sangue nas portas. Assim o povo estaria reacendendo o ritual do santuário que previa a vinda de Jesus e colocava a fé do povo na libertação através do sangue de Cristo.
As pragas deveriam mostrar ao povo a grandeza de Deus. As maravilhas no deserto deveriam fazer o mesmo.
Eles saem do Egito e param perto do Monte Sinai. Moisés sobe ao monte e ali recebe das mãos de Deus as tábuas dos Dez Mandamentos Ex 20:1-17.
Recebe também instruções para construção do tabemáculo.
· Átrio Exterior - Media 22,23 m de largura por 44,45 m de comprimento. Sua forma, portanto, era retangular. Usavam-se 60 colunas para sustentar as cortinas que cercavam o átrio. A cortina de linho fino ao redor do tabemáculo simbolizava a pureza do lugar e representava uma barreira para aqueles cujos atos não eram "íntegros diante de Deus", por isso, eles não teriam acesso ao átrio. E, simbolicamente, isso excluiria todos em Israel.
· O Altar de Bronze - O altar de bronze tinha 2,23 m de comprimento e largura, e 1,33 m de altura. Quando o israelita se aproximava do tabemáculo com o seu sacrifício e atravessava o portão de entrada, encontrava, entre ele e o tabemáculo, o altar com um sacerdote ao lado. O altar era de forma quadrada. Sua largura e comprimento era exatamente igual à altura da cerca de linho branco ao redor do átrio com 2,23 m. Sua altura era de 1,33 m, feito de madeira de acácia revestida com bronze e tinha chifres em cada canto. Nesse altar eram oferecidos os sacrificios do cordeiro.
· A Pia de Bronze - Na pia de bronze os sacerdotes lavavam as mãos e os pés antes de entrar no Lugar Santo ou ministrar junto ao altar. A pia foi feita com os espelhos de bronze das mulheres, e a água era para limpeza dos sacerdotes que ministravam na Casa do Senhor. O altar sempre veio primeiro para o sacerdote. A ordem, portanto, é: salvação e, então, serviço.
· O Lugar Santo - Apenas o sacerdote poderia entrar aqui.
· A Mesa dos pães da proposição - O sacerdote tinha à direita a mesa dos pães da proposição (também chamada de "mesa da presença"). Essa mesa era feita de madeira de acácia revestida com ouro puro. Seu tamanho era 88,9 cm de comprimento por 44,5 cm de largura, com altura de 66,7 cm.
· Altar de Incenso - altar de incenso estava posicionado antes do véu. Era a terceira peça de mobília no Lugar Santo, no qual o incenso era queimado. Feito de madeira de acácia revestida com ouro puro, estava mais alto do que qualquer outro artigo no Lugar Santo. Media 88,9 cm de altura e 44,5 cm de comprimento e largura. O altar dourado era usado com incenso ardente, que duas vezes por dia era oferecido pelo sacerdote. O incenso era uma mistura de três especiarias ricas e raras, que não foram identificadas até hoje. Eram misturadas com o puro incenso, moídas e misturadas com sal. Essa fórmula foi totalmente proibida de ser utilizada por qualquer pessoa. Só podia ser usada na adoração a Deus no Lugar Santo.
· Candelabro Dourado - No Lugar Santo não havia janela ou local para entrar a luz. Era iluminado por um candelabro de ouro glorioso, colocado no lado oposto à mesa. Feito de um pedaço de ouro sólido batido, que pesava aproximadamente 34,2 kg. Em hebraico é conhecido como menorah; é um dos símbolos mais comuns do Judaísmo. Duas vezes ao dia, de manhã e à tarde, um sacerdote trocava o pavio e enchia as luminárias com puro azeite de oliveira (Êxodo 30:7).
· A Arca da Aliança - No Tabernáculo estava alojada a arca na qual foram colocadas as tábuas dos Dez Mandamentos. A Arca tinha 1,11 m x 66,7 cm. Era um baú de madeira retangular cuja tampa, o Propiciatório, tinha querubins da glória UIÍl de frente para o outro e com as asas estendidas. O sangue era aspergido sobre o Propiciatório, no dia do Juízo. A Arca foi toda revestida de ouro puro.
O lugar mais sagrado do acampamento era onde estava o tabernáculo O lugar mais sagrado do tabemáculo era o santíssimo.
O objeto mais sagrado do santíssimo era a arca, dentro da qual se encontravam as tábuas da Lei de Deus.
A lei era o centro de tudo, de todo o ritual e do sacrifício de Cristo.
Foi a transgressão da lei que tomou necessário o sistema de sacrifícios.
Essa transgressão começou no Éden, onde o primeiro sacrifício foi realizado pelo próprio Deus.
A lei sempre existiu. A única diferença é que agora Deus a coloca em tabuas de pedra, escrita com Seu próprio dedo e a coloca dentro da arca, para que o povo entenda sua importância.
Êxodo 20: 1-17
Depois do povo de Israel entrar em Canaã ainda usaram esse tabernáculo por muito anos.
Davi quis construir um templo fixo, mas foi seu filho Salomão que o fez.
I Tabernáculo - Templo de Salomão - Templo de Zorobabel- Templo de Herodes
Quando Jesus foi morto, havia um cordeiro sendo sacrificado ... ele fugiu. A cortina que separava o santo do santíssimo foi rasgada de cima abaixo. A lei cerimônia foi extinta. Não era mais preciso demonstrar a vinda do Cordeiro, pois o Cordeiro já havia vindo "e morrido.

Nenhum comentário: